AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 12 de março de 2018

Consolidando a Conquista atráves do Discipulado

Salmos 143.10 “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana. ”

Ser discípulo fortalece o espírito, desafia a mente e requer o nosso máximo no relacionamento que temos com Deus e com os nossos discipuladores. Sem esses ingredientes não pode haver discipulado.
O resultado da obediência à Deus e aos nossos líderes é sempre uma vida repleta de experiências com Deus!
Abrir mão de nossa própria vontade é a chave para a maturidade espiritual e isso nos prepara para o futuro.

Em Hebreus 5.8,9 lemos assim: “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem. ”

Podemos obedecer à Deus sem obedecer aos homens?
Podemos servir à Deus sem servir aos homens?
Podemos ser discípulos de Jesus sem sermos discípulos de nossos líderes?

1 – Autoridade absoluta de Deus
Deus é soberano em tudo. Toda autoridade e poder pertence somente a Ele. Lúcifer foi banido do céu por sua rebeldia em querer usurpar a autoridade exclusiva de Deus. (Is 14.12-14) No Novo Testamento Jesus Cristo, ao ressuscitar dentre os mortos afirmou que toda autoridade lhe foi dada nos céus e na terra. (Mt 28.18-20)

2 – A autoridade da Bíblia
A Palavra de Deus é autoridade independente se crermos nela ou não. É quando nos submetemos à Palavra que demonstramos o nosso amor a Deus. Cristo afirmou: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. ” (João 14.21)

3 – A autoridade dos Discipuladores
Em Romanos 13.1,2 lemos: Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”
Através deste texto se percebe que toda autoridade é representação da vontade de Deus na terra. Quando honramos e obedecemos às autoridades, estamos honrando e obedecendo diretamente a Deus e a Sua Palavra!

Da mesma forma rebelar-se contra as autoridades é seguir o princípio de Satanás, porque ele é o pai de toda rebelião.
1 Pedro 2.13-15: “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos. ”

Ser discípulo nos faz prosperar
Existem promessas de Deus para os discípulos que se submetem, a prosperidade espiritual é uma realidade na vida dos que obedecem a Palavra. Está escrito: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. ” (Salmos 1.1-3)

Os que se submetem ao discipulado e são obedientes à Deus têm o Espírito Santo: - 'E nós somos testemunhas acerca destas palavras. Nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem' (Atos 5:32).

4 – É saudável se expor.
 Lucas 17:14 diz “Jesus disse: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, ainda no caminho, foram curados” , mas Satanás, o nosso inimigo, sempre lança setas com argumentos para nos convencer que não precisamos andar debaixo de discipulado:

·      Eu vou tentar sozinho primeiro, se eu não conseguir eu conto pro meu líder... É melhor serem 2 do que um. Se você usar a força do seu líder, terá mais condições de vencer.
·      Eu posso vencer sozinho... Então porque ainda não venceu?
·      As pessoas vão saber e eu vou ser rejeitado... Procure agradar e ser aceito por Deus e não pelas pessoas.
·      Eu não confio no meu discipulador.... Converse francamente com ele e diga qual o seu receio. Se não resolver o problema, procure o discipulador dele para que ele te ajude a resolver a situação.
·      O problema não é pecar, mas deixar com que as pessoas saibam. Se ninguém souber não terei problemas... O único problema que você vai ter é depois da morte. Mas aí será tarde demais para procurar ajuda.
·      Um dia Deus vai fazer um milagre e me libertar... Deus nos liberta através do processo e não do milagre. O milagre supre necessidades, o processo muda o caráter.
·      Se eu confessar o meu pecado a Jesus, isso é suficiente porque ele me perdoa e pronto... É verdade, Deus lhe perdoa, mas você continua sem cura. Só somos curados quando nos abrimos com alguém.
·      Se meu líder me perguntar eu falo... O papel do líder não é ser adivinho, mas o papel do discípulo é ser sincero.
·      Quase ninguém serve pra me discipular... Muitas pessoas podem lhe discipular se você for um pouco mais humilde e entender melhor o discipulado, não existe líder bom pra discípulo ruim...

5 – Ter uma atitude de compreensão com o discipulador
Você não pode ser um discípulo “cricri”. Existem pessoas tão exigentes que nem Jesus seria bom o suficiente para discipulá-las. São os discípulos “sangue suga”. Querem o máximo do seu discipulador e são implacáveis nos seus julgamentos.  Quer uma dica? Participe mais da vida ministerial do seu líder. Disponha-se a servi-lo, a acompanhá-lo, mostre que você quer crescer espiritualmente. Lembre-se, você aprende muito mais com os exemplos do que com as pregações. Vivemos numa correria onde não conseguimos nos encontrar todos os dias, mas se você tem disponibilidade, siga seu discipulador sempre que ele estiver em alguma atividade ministerial.
Quando os dois, discípulo e discipulador, estiverem dispostos a servir, o relacionamento vai ser aquilo que Deus espera de nós – Servir uns aos outros. A função principal de servir é do líder, mas todo aquele que é discípulo genuíno também quer servir ao seu líder para honrá-lo.

Consolidar alguém é levá-lo a viver o Evangelho da Cruz, centrado em Jesus Cristo nosso Senhor. Não consolidamos apenas com palavras, mas também com o nosso testemunho de vida, porque o testemunho fala mais alto do que qualquer palavra.
O testemunho sempre fala mais alto na hora de consolidar alguém em Cristo.
O discipulado saudável aponta para Jesus Em João 1:36 e 37 podemos ler “Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! " Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.”
Não tenha medo de se abrir e cuide com respeito de quem se abre com você!
Que como discípulo ou como discipulador Jesus seja sempre a sua mais forte referência.
O fruto que permanece é aquele que é bem cuidado, sarado e consolidado nos princípios eternos do Senhor.

Que Deus te abençoe com discipulado!


Dca. Eliane Santiago – Igreja Águas - Mooca

Nenhum comentário: