AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sábado, 18 de novembro de 2017

Vivendo meu papel na familia

Tema: Vivendo Meu Papel na Família
Texto Base:
17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
18 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
19 Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.
20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Colossenses 3:17-20 (NVI)
Os papeis são mais detalhados em Efésios 5:21 a 33 e Efésios 6:1 a 4.
Somos aqueles que acreditam nBíblia como sendo a palavra de Deus e nela encontramos o direcionamento e instruções para vivermos aqui na terra. Nela encontramos os direitos, mas também os deveres e estes não podem andar separados, afinal quando cada um cumpre com seus deveres, permite que outros exercitem seus direitos.
Para que possamos ter a plenitude destas normas de convivência em funcionamento nos relacionamentos, temos como Chave Responsabilidade, ela nos leva a honrar estes princípios.
O que iremos tratar é do mundo real dos papeis de Maridos, Esposas e Filhos em um lar. Vamos citar duas funções dospapeis de cada um e como os mesmos se interligam neste relacionamento da família, mas é importante entender que todos os PAPÉIS estudados e mencionados deverão ser analisados em sua vida em primeiro lugar.
Importante também lembrar que Deus ama todos homens, mulheres e os filhos de igual modo, mas definiu papéis diferentes para cada um deles.

PAPEL DO HOMEM
A diferença entre o homem e a mulher deve ser celebrada, porque um complementa o outro. Reconhecer a diferença não é afirmar que o homem é melhor que a mulher e vice-versa. Na vida, um homem pode ser um marido, um pai, um líder na igreja. Mesmo que não seja casado, o homem é chamado para cuidar da sua família, oferecendo proteção.
Nosso foco é o contexto da família, o homem deve ter maturidade em Deus, responsabilidade para exercer seu papel e assim garantir o direito de guiar sua família nos caminhos do Senhor.
Em suma o papel de um homem cristão deve:
• dar provisão para a sua família
• proteger e apoiar as pessoas que estão ao seu cuidado;
• amar a sua esposa como Jesus ama a Sua igreja;
• criar os seus filhos ajudando no seu desenvolvimento físico, intelectual e espiritual.
• viver com integridade, dando o seu melhor em tudo o que fizer.
Funções do Homem
➢ Homem Sacerdote do Lar – Aquele que aplica em sua casa aquilo que recebe de orienação por parte de Deus através do Santo Espirito.
➢ Homem Provedor – Aquele que atua para prover em todos os sentidos o bem estar dos membros do lar. 

PAPEL DA MULHER
Deus criou a mulher para auxiliar e corresponder ao homem.A mulher recebeu a mesma bênção que o homem para dominar a terra. Homem e mulher trabalham melhor quando trabalham juntos, em harmonia.
Na Bíblia, tanto a dona de casa quanto a mulher de negócios têm um papel muito importante. Em casa e no trabalho ela deve fazer sempre seu melhor e dando um bom exemplo.
Há mulheres que abriram mão de suas carreiras profissionaias quais tinham antes do casamento para se dedicar exclusivamente ao negócio do lar e da gestão dos assuntos domésticos, isto por si só mostra um altruísmo enorme em abrir mão do seu prazer em fazer determinadas coisas para abraçar uma causa totalmente diferente em muitos casos.
Em casa, a mulher e o marido devem trabalhar em conjunto para educar seus filhos e manter ordem, harmonia. O homem é o chefe da família, mas a mulher é seu braço direito. Os dois devem respeitar um ao outro.

Funções da Mulher
• Mulher Sob a mesma missão – A submissão exposta na bíblia é atuar com a mesma missão do marido, estar com o mesmo direcionamento.
• Mulher Auxiliadora Idônea – Aquelas que tem papel fundamental no lar, visando o bem comum de todos e atundo de forma impar no trato das atividades dividindo os pesos com seu marido.

PAPEL DOS FILHOS
Os filhos são uma bênção para os pais e os pais são uma bênção para os filhos. Ver o filho crescer na graça de Deus é uma grande alegria para o pai e a mãe. A instrução dos pais é muito importante para o crescimento dos filhos.
Quem tem filhos tem muita responsabilidade. O trabalho dos pais é ensinar seus filhos a andar nos caminhos de Deus e prepará-los para a vida adulta. Quem ama seus filhos vai disciplina-losOs filhos devem obedecer aos pais desde criança e lhes dar sempre honra.
Funções dos Filhos
• Filho que honra os pais – Filhos que honram seus pais os ajudam, não os envergonham perante o mundo, são aqueles que são identificados nos 10 Mandamentos que tem longa vida.
• Filho que obedece – Obediência é algo aprendido no lar desde pequeno e treinado e exercitado todos os dias buscando assim honrar a Deus.

CONCLUSÃO
Independente de nossa posição atual dentro do lar, todos nós um dia fomos filhos em primeiro lugar, e por isto temos em mente que esta influência atua dos papeis que exercemos hoje.
Não é algo fácil atuar no seu papel, muitas vezes é sacrificante e trabalhoso, mas vale a pena pagar o preço de exerce-lo, assim virá a benção.
Somos influenciados diretamente pela criação original que tivemos, pois todos nós sem distinção passamos pelo primeiro papel.
Deus é pai e em seu infinito amor definiu papeis não porque Ele é um ditador, mas porque ama seus filhos e deseja seu bem. Devemos reparar na criação que tudo foi definindo papeis e estes eram complementares, desta forma visava a harmonia da criação.
Quando os papeis são invertidos, se sobrepõe de maneira equivocada ou mesmo não são exercidos há desarmonia no lar e quebra de princípios, sendo assim, muitas dificuldades que são vistas nos casamentos ocorrem pela não observação do que é o papel de cada um.
Isto pode ser mudado pode ser novamente organizado mas para tal deve-se voltar os olhos para a Maravilhosa Graça de Deus manifesta na obra da cruz realizada por Jesus Cristo o Salvador.
Aceitando Jesus como Senhor e Salvador nos tornamos filhos de Deus. Ele é O pai que ama seus filhos, Ele nos ama e cuida de nós. Deus é nosso Pai perfeito. Ele nos ensina, nos corrige a exercermos o nosso papel.
Deus os abençoe!
Pr. Luis Santana - Igreja Águas Mooca ive

Nenhum comentário: