AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Formação do caráter de Cristo na vida do diácono

“O perverso não tem caráter. Anda de um lado para o outro dizendo coisas maldosas; pisca o olho, arrasta os pés e faz sinais com os dedos; tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia. Por isso a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será destruído, irremediavelmente.” Provérbios 6:12 a 15

Precisamos entender como se dá a formação do caráter do diácono, tendo como exemplo do apóstolo Paulo quando diz aos gálatas que: "sofria dores de parto por causa deles, até que Cristo seja formado neles" (Gal. 4:19). O diácono deve ter um caráter semelhante ao do seu mestre (Jesus Cristo)

Ao depararmos com a formação do nosso caráter e depois quando aceitamos a Cristo, vamos nos moldando ao caráter dele aos poucos e assim permitimos que Deus nos transforme em servos.
Isso pode trazer muitas dores durante a jornada, a dor é a forja indesejável em que Deus forma com o malho, nossa semelhança com Cristo, sempre há um preço a pagar.
Servir às pessoas é a única maneira pela qual podemos servir a Deus. E servir cobra da pessoa um alto preço, pagamos caro por amar as pessoas, pode também significar que vamos nos magoar nesta jornada.
Se não tivermos cuidado, a dor envolvida em nosso trabalho pode, em última análise, fazer-nos desprezar aqueles aos quais antes nos sentíamos chamados a amar.
Temos que recorrer ao nosso modelo de diácono — Jesus. De acordo com Filipenses 2, que trata da humilhação pela qual Cristo se submeteu, podemos tirar a lição de que nós precisamos e devemos nos humilhar a fim de nos tornarmos servos e pessoas de caráter. A crucificação pode ser outro fator que nos ajude a formar o nosso caráter, mas de que forma?
Pense na metodologia da servidão: é preciso oferecer a outra face e andar duas milhas toda vez que alguém nos obrigue a andar uma! Servir aos nossos inimigos e abençoar os nossos perseguidores não deixa de ser um peso e um desafio que nos molda à imagem de Cristo.
Vejam como isso se pode dar: O caráter de um servo, conforme Paulo, deve ser de entrega total em pelo menos quatro áreas que são: a cabeça, o coração, os joelhos e a língua.
A cabeça do servo (humildade) — curva-se por humildade enquanto o orgulho suga a vitalidade do caráter. Na qualidade de servo, devemos ser sacerdotes.
Calvin Miller em seu livro nas Profundezas de Deus (pág. 216) declara o seguinte sobre o sacerdote: “Estou certo de que a obra que realizamos na Igreja é sacerdotal, assim como Jesus, o nosso Sumo Sacerdote, também usamos as vestes da mediação da graça. Nosso serviço é o nosso cargo. Se o Rei do Céu pode lavar os pés dos seus discípulos, nosso chamado fica bem mais claro. A cabeça precisa curvar-se, precisa tirar a coroa pesada do narcisismo exibicionista".
O coração do servo (obediência) — Assim como a cabeça do servo se curva, o coração do servo obedece. O coração do servo dedica-se à integridade e à misericórdia. Na verdade, o coração do caráter é a misericórdia. A integridade da obediência é a lição da cruz. Poderíamos sintetizar o que estamos refletindo dizendo que a obediência é curvar nossa vontade, ela não é a obra principal do discípulo, é a única. A obediência é fonte do caráter.
O joelho do servo (entrega) — Quando os joelhos se dobram, nasce o caráter, não se trata de um gesto de postura externa em si pelo simples fato de se ajoelhar, mas já é um indício de como estamos enxergando o Onipotente. Os joelhos precisam dobrar-se, quando isso ocorre, Jesus entra. Ajoelhar-se não deve ser visto como símbolo de devoção é mais que isso. E nessa postura que recebemos o revestimento para nossas vidas. Quando os joelhos se levantam de novo, sabemos que temos que voltar andando para os campos de serviço.
A língua do servo (confissão) — O servo tem uma profunda sensibilidade de seus pecados, ele tem intimidade com Deus e sempre procura confessar seus pecados Àquele que pode lhe perdoar. O texto de Filipenses 2, que serve para nossa reflexão no verso 11 diz “que todas as pessoas que já viveram nesse mundo terão que confessar que Jesus Cristo é o Senhor”. Por isso a língua do servo sempre proclama que JESUS CRISTO É O SENHOR. Isso sendo trazido constantemente à mente do servo (diácono) vai imprimindo nele conceitos e valores que se tornam inegociáveis, seu caráter é formado no seu dia a dia.
A humildade, obediência, entrega e a confissão tornam-se o seu estilo de vida e fazem parte inseparável da obra que realizam. Caráter é uma palavra de dignidade, ganha existência na disciplina e no trabalho. O caráter é o "nós" escondido, o que somos no escuro.
O caráter não pode ser comprado em nenhum lugar. Então como obter caráter? Tanto o caráter quanto a santidade encontram-se onde é extrema a nossa necessidade de Jesus. O diácono deve desejar ardentemente ter o caráter de Cristo, não somente o caráter, mas a "mente" de Cristo também.
Um caráter semelhante ao de Cristo só se torna possível quando nós deixamos o controle nas mãos de Cristo, quando nós não vivermos mais para nós mesmo e sim inteiramente para Cristo Jesus.

Extraído e adaptado do livro: Diácono – Guia completo para o diácono cristão - Pr. Eli Bento Corrêa - Lura Editorial

Capítulo: A Presença de Deus na Vida do Diácono

Nenhum comentário: