AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Conquistador que vê o que Deus vê

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
1 Samuel 16:7 (RA)

Introdução
O que vemos? O sentido da visão é um dos mais usados pelo homem, por este sentido definimos algumas atitudes, quando nos deparamos com situações que não são estão em nosso controle ou mesmo nos tira de uma condição padrão de vida, temos desconforto e com frequência desviamos o foco do que está sendo visto para outro local.
De forma similar, quando temos apreço por algo que gostamos de ver, ou mesmo temos prazer em contemplar, há sensação de satisfação que nos deixa confortáveis e confiantes com o que teremos que fazer.

Contextualizando
Ao nos depararmos com versículo acima, a uma instrução divina direta para o sacerdote sobre a escolha de um novo rei, interessante notar que o Senhor já tinha advertido Samuel sobre o mesmo ter dó em outras versões fala sobre se entristecer sobre a condição do rei que estava no trono, Samuel tinha intimidade com Deus.
Para Deus o assunto estava definido, Saul não teria mais Sua presença, apesar de continuar reinando sobre o povo de Israel, Samuel deveria ir para Belém e lá, seria revelado quem seria no novo rei o qual Ele já havia escolhido.
O que tornaria mais fácil para Samuel selecionar o novo Rei? Olhando as opções, pois através do olhar da aparência do candidato ele poderia selecionar o mais forte o mais bonito o que parece ser mais saudável, mas antes de questionarmos a forma de escolha de Samuel fica a pergunta: qual de nós não faríamos o mesmo?

Davi o Ruivo
Vale lembra que o Senhor já tinha definido por Davi, mas Ele não revelou a Samuel diretamente, cabia ao homem de Deus fazer conforme a vontade dEle, mas este homem não podia se guiar pelo que vê, mas por aquilo que não vê, isto é fé que nosso Senhor tinha a escolha para liderar o povo.
Todos os filhos que estavam com Jessé passaram por Samuel e houve negativa divina a cada um, até que se lembraram e trouxeram o “esquecido” Davi, que estava cuidando das ovelhas de seu pai. Quem está no campo cuidando de ovelhas provavelmente não estaria em condições para ser apresentado para tão honrada e temida visita.
Apesar da condição o que está relatado sobre Davi é que ele era belos olhos e boa aparência, mas era ruivo esta característica foi ressaltada e provavelmente o diferenciava dos outros.
Jesse ignorou seu filho mais novo por algum motivo não exposto neste capitulo mas podemos fazer um paralelo com outros personagens da Bíblia o qual também num primeiro olhar não daríamos muita atenção como exemplo, Raabe a Prostituta, Neemias o copeiro, Gideão o covarde, Moises o foragido e Mateus o cobrador de impostos. Há muitos outros, mas a forma como Deus vê definitivamente não é a nossa forma de ver.

Ponderações acerca de como Deus vê
1.      A visão de Deus é otimista
A bíblia nos revela que Gideão e Moisés eram tímidos e não se achavam capazes de tais façanhas. Eles tinham uma visão distorcida de si mesmos. Em fatos como esses, encontramos a grande diferença entre o homem e Deus. O homem vê a fraqueza; Deus vê a potencialidade. Deus chama os tímidos, os rejeitados, os esquecidos e os faz valentes e vencedores.

2.      A visão de Deus vai além das aparências
Ficamos presos às aparências, vemos apenas o rótulo e não o conteúdo. Valorizamos demais o que é superficial e visível apenas aos olhos. Deus vê as motivações do coração.
As aparências enganam, já dizia o dito popular.
Pelo que vemos somos facilmente enganados. Valorizamos e desvalorizamos, acreditamos e deixamos de acreditar, julgamos e somos julgados somente pelas aparências. Por isto é rejeitado o pequeno, o fraco, o pobre, o sem estudos, o que não é belo e assim tais pessoas são intimidadas e chegam a ser condenadas a uma vida sem chances, sem horizontes e sem oportunidades.
Valorizamos demais o que é superficial e visível apenas aos olhos. Deus vê as motivações do coração.

3.      A visão de Deus revela o futuro
Quem diria que o medroso Gideão se tornaria no grande general que libertaria Israel dos midianitas? Que o tímido Moisés seria o grande libertador de seu povo? Que o jovem e esquecido pastor de ovelhas Davi seria o ungido rei de Israel?
O olhar de Deus sabe o que ser do indivíduo amanhã, por isto só deveríamos confiar plenamente em Sua direção.

Mudando a forma de olhar
Importante citar que Deus estava direcionando Samuel para ungir o novo rei e mesmo assim o sacerdote se guiou pelas aparências, mas de semelhante modo nós não olhamos as pessoas e não selecionamos quem deve ou não receber nossa atenção apenas pela aparência?
Muitas vezes estamos olhando o mais bonito, o mais inteligente o de melhor presença segundo nossas convicções. Escolhemos porque vemos, olhamos muitas vezes o que nos interessa por conveniência, por similaridade ao que nos agrada sendo que o olhar de Deus não está na aparência, que Ele conhece pois afinal foi quem criou, mas o coração.
Pense na aparência nos personagens citados de Davi a Mateus, visualize não só no físico, mas o que eles representavam no momento em que Deus os chamará, você os escolheria para andar com você?
Se não estivemos sendo dirigidos por Deus, como iremos estabelecer um relacionamento com quem nos aparece pela frente que muitas vezes não está de acordo com o padrão que temos?
Se for baseado apenas pelo que vemos será bem difícil, pois como podemos anunciar a esta vida quem é Jesus em nós e o que Ele faz através do Espirito Santo se a rejeitamos por aquilo que vemos nela?
Olhar na perspectiva de Deus, nos fará ver além do que podemos enxergar, pois veremos o coração e este é a parte mais intima que alguém tem.
Precisamos mudar a forma de olhar as pessoas, nos enganamos facilmente pelas aparências. Precisamos do Espirito Santo nos direcionando o tempo todo, Samuel falava com Deus, tinha intimidade com Deus e mesmo assim deixando-se levar pelas aparências fez uma seleção incorreta do que era a real escolha de Deus para governar o povo.
Precisamos da orientação do Espirito Santo o tempo todo para fazer aquilo que deve ser feito, ver o que deve ser visto tal como encontramos em 2 Coríntios 4:18 “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

Conclusão
Perdemos oportunidades de anunciar quem é Jesus, quando olhamos com nossos olhos que são contaminados com as circunstancias e condições do meio e não vemos o que pode haver de transformação nas vidas.
Um cabelo diferente, uma roupa diferente, uma condição de apresentação diferente das que consideramos padrão não pode ser o motivo para não anunciarmos as vidas do amor de Deus, aquele que anuncia a palavra de salvação e conquista vidas para o Senhor vê o que Ele vê, da forma que Ele vê.
Mesmo que não seja possível saber o que acontecerá a nossa condição é completamente qual será o resultado da semente lançada.

Vá para a conquista com o olhar do Senhor e você terá muito êxito quando anunciar o evangelho da Salvação.

Pr. Luis Santana - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: