AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 11 de julho de 2017

A Fé nos faz enxergar

II Co 4:16-18
16Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

Introdução – Definição de fé.
            O Ap. Paulo no versículo 16 expõe a sua humanidade, reconhecendo que coisas aconteciam, situações desgastantes vinham sobre ele como qualquer pessoa do planeta terra ele sofre com isso. Diz ainda “por isso não desanimamos”, ele não está deixando de reconhecer uma natureza emocional que está inclinada ao desânimo, mas o que ele está afirmando é que é possível viver acima das intempéries das nossas emoções em um lugar de muita convicção , de uma verdade absoluta, eterna, e que são inabaláveis.
            Apesar daquilo que Paulo vivia, apesar daquilo que eu você vivemos, independente das lutas e circunstâncias que se levantam, por mais que estejamos corrompidos, é possível se renovar diariamente, é possível ver as coisas melhorarem e não piorarem.
            Verso 17 diz que os sofrimentos e tribulações que vivemos agora, no mundo físico, não tem comparação com aquilo que está no reino do espiritual. Se pudéssemos pesar as duas situações veríamos que não tem comparação do que vivemos, com a glória que nos será manifestada.
            Mas para isso existe um princípio a Fé.  Conforme o texto acima, “Onde estamos colocando os nossos olhos”? Naquilo que se vê e é passageiro, ou naquilo que não se vê mas é eterno.
            Fé é algo essencial na caminhada cristã, a começar pela nossa salvação, pois nenhum de nós pode ser salvo sem fé. Nós, enquanto cristãos, não conseguiríamos viver nesse mundo sem fé, pois a palavra de Deus diz que o justo viverá da sua fé. Sem fé não receberíamos nada da parte de Deus.
            O nosso problema é que não sabemos andar por fé, viver por fé, pois não entendemos o seu real significado. Muitas vezes fazemos cara de fé, orando fazendo careta como se estivéssemos cheios de fé, mas na verdade não sabemos como usa-la.
            Hoje nós vamos falar desse dom de olharmos para aquilo que não vemos e enxergarmos tudo.

1 – Fé tem visão
             Quando Jesus encontrou-se com Tomé ele disse, bem aventurados os que não viram mas creram. Em IICo 5:7 Paulo diz que andamos por fé e não por vistas. Hb 11:1 diz que fé é a convicção das coisas que não se veem, elas existem, mas não as vemos com olhos naturais.
            Existe uma expressão que diz que “dar um passo de fé é você dar um passo no escuro”, mas na verdade, aquele que dá um passo de fé ele sabe exatamente onde está pisando. Para quem olha alguém dando um passo de fé, pode parecer que está dando um passo no escuro, pois não está enxergando aquilo que a outra pessoa está enxergando, ou seja, quem crê sabe e enxerga onde ele pisa. Portanto a fé não é cega, mas ela tem sua própria visão.
            O versículo 27 de Hb 11, diz que Moisés não teve medo de Faraó e perseverou no plano de Deus, porque viu aquele que é invisível. O invisível pode ser visto com outros olhos você só vai enxergar o invisível com os olhos da fé.
            Aquilo que não pode ser visto com os olhos naturais, tem que ser visto com os olhos da fé. A fé nos faz enxergar porque ela não fixa os seus olhos nas circunstâncias.
"Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido."
Romanos 4:19-21
            Muitas vezes achamos que estamos exercitando a nossa fé quando negamos a existência das circunstâncias que nos rodeiam, mas isso é um erro, pois elas existem, elas são verdadeiras, porém não são verdades absolutas.  Abraão, o pai da fé, tinha 100 anos, e claro que ele já tinha algumas dificuldades físicas. A bíblia nos mostra que Abraão não ignorou o fato de que seu corpo já estava sem vitalidade, e que por ele, por suas condições físicas, naturais, não seria possível gerar o filho da promessa. Abraão decidiu não duvidar, e diz mais que se fortaleceu na fé dando glórias a Deus, porque estava convicto de que o Senhor era poderoso para cumprir o que havia prometido.
            Abraão decidiu colocar os seus olhos noutra coisa. Ele não parou diante da impossibilidade natural, mas olhou para aquilo que não podia ser visto. Isso é uma chave, ou seja, precisamos atentar para aquilo que só podemos ver com os olhos da fé. Reconhecer a realidade, mas desprezar as circunstância e colocando nossos olhos na verdade absoluta, na verdade de uma dimensão maior, nas verdades de Deus.
            Josué, Calebe e os 10 espias, todos conhecem essa história, onde Moises envia 12 pessoas para espiar a terra prometida, e quando retornam 10 deles trazem um relatório negativo, dizendo que a terra apesar de ser boa, tinha gigantes, que moravam em cidades fortificadas, e sobre os montes. Eles olharam para as circunstâncias. Josué e Calebe trouxeram um relatório diferente. Eles viram os mesmos problemas mas disseram é possível vamos pra cima deles.
            Qual é a diferença dos dois relatórios? Josué e Calebe não pararam nas circunstancias, mas eles olharam para a promessa. Deus prometeu aquela terra para nós então são eles que tem que ter medo de nos enfrentar, porque nós vamos conquistar e morar na terra, porque nós estamos debaixo da promessa. Eles começam a ver a materialização da promessa e o seu cumprimento.

2- Como a fé opera
            Teve uma época, em que a Síria estava em guerra com Israel, e resumidamente, tudo o que o rei da Síria pensava em fazer contra Israel, o Profeta Eliseu avisava o rei de Israel que tomava as devidas precauções e evitava o ataque. Isso por várias vezes, até que o rei da Síria se irritou, e achando que tinha um traidor em seu meio, reuniu seus generais, os quais disseram que existia um homem na cidade de Dotã que sabia tudo o que acontecia com o rei e avisava o rei de Israel. Então o rei da Síria decidiu fazer uma visita para o Profeta Eliseu.
"O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos?” O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. E Eliseu orou: “ SENHOR, abre os olhos dele para que veja”. Então o SENHOR abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu."2 Reis 6:15-17
            O discípulo do profeta quando deparou-se com um exército imenso, fortemente armado e preparado para atacar, penso eu que ele deve ter se assustado, e partir daí ele ficou fazendo contas e percebia que o exército deles era muito maior do que o de Israel, e isso o deixou apavorado.  Eliseu então ministrou a vida de seu discípulo e orou a Deus para que se lhe abrissem os olhos, mas esses não eram os olhos naturais, mas os olhos da fé, e o rapaz pode ver que o verdadeiro exército de Deus que os guardava era muito maior do que os exércitos do inimigo.
            Na primeira aula do pré-encontro aprendemos que tudo o que existe no reino físico teve sua origem no reio do espírito, E é isso o que diz Hb11:3 que pela fé entendemos que o universo foi criado por Deus e que tudo que é visível foi criado a partir daquilo que não se vê. Logo nós nos relacionamos com dois mundos, ou dois reinos, o reino físico e o reino espiritual.
            O problema é que como convivemos com dois mundos nós nos atentamos para reino físico e nos esquecemos do reino espiritual. Nós convivemos com duas realidades. No reino físico é que o rei da Síria tinha um exercito numeroso e poderoso que havia cercado todo o Israel, mas a verdade absoluta era que tinha um exercito muito maior guardando Israel e a vida deles.
            Não é porque você não vê os anjos de Deus que eles não existem ou que eles não estão trabalhando.
            Qual é a sua realidade nesse mundo? Existe uma realidade espiritual, que contraria a essa realidade que você está vivendo. Quem tem uma enfermidade, não é possível ignorar uma doença, mas a verdade absoluta diz que Ele levou sobre si todas as nossas dores e enfermidades.
            Se quisermos viver essa verdade absoluta precisamos parar de olhar para a realidade desse mundo e começarmos a olhar para a realidade Deus para sua vida. Existe uma promessa, e essa promessa é a verdade de Deus para nós.

Conclusão
            Fé não é pensamento positivo, porque no pensamento positivo você olha para as circunstâncias e finge que não é verdade. Isso não é fé. Fé é reconhecer que tem um problema, mas crer que essa circunstância irá mudar por causa de uma promessa. Pensamento positivo não muda circunstâncias, fé muda as circunstâncias.
            Talvez você esteja perguntando, “então quer dizer que seu eu enxergar com os olhos da fé as circunstâncias mudam instantaneamente”? A resposta é talvez. Pois em algumas situações as circunstancias mudarão imediatamente outras não. Na carta aos Hebreus a bíblia fala daqueles que pela fé e perseverança herdam as promessas. Se fosse instantâneo pra que perseverança.
            Existe um estudo que diz que quando Deus parou as águas do rio Jordão para o povo passar, isso teria acontecido em uma cidade há 30 km do local onde estavam. Imagina os sacerdotes que pisaram na água quando Deus mandou e a água não parou imediatamente. Todavia a água foi parando lentamente, eles creram e não desistiram.

            Não desista. Continue crendo, Deus já determinou no reino do Espírito o cumprimento da sua promessa. O Rio Jordão vai parar e você vai atravessar a seco.

Deus lhe abençoe,
Pr. Kleber R. Jacinto - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: