AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 14 de abril de 2017

A busca dos melhores dons.

Texto base: 1 Coríntios 12:31

Dons o que são? De onde vem? Quantos existem? Para qual finalidade?
Primeiro precisamos ENTENDER O QUE É O DOM, não é a denominação que acompanha certos cargos eclesiásticos muito menos títulos honoríficos que precedem os nomes de batismo de membros da nobreza. Não e isto não!
Dom ao qual Paulo se refere neste texto está ligado a ação de passar a outros a posse ou o usufruto de algo, ou mesmo a dádiva, presente dado por alguém. Outra definição descreve que é bem ou graça recebida de divindade, ou seja, bem espiritual que se considera como recebido de Deus; bênção, graça.
Tal como está escrito no versículo chave, que devemos buscar com zelo em algumas versões a palavra é dedicação os dons eles devem então ter algum proveito e objetivo.
Tiago descreve DE ONDE ELES VEM: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17) Se procuramos e desejamos os melhores dons iremos encontrá-los em Deus.
Não encontraremos dons como recompensa em coisas que fazemos ou mesmo que compramos, afinal não se pode pagar por um dom. Não vamos até Deus com dinheiro para trocar com Ele por dons, pois Ele concede conforme melhor será aproveitado.
O mesmo texto mostra que dons estão ligados a funções que temos no corpo de Cristo, numa analogia rápida se um olho serve para ver que é sua função, pode por exemplo seu cotovelo ser dotado de visão por exemplo?

Encontramos em 1 Coríntios 12:4 a 11 DONS RELACIONADOS pelo apóstolo Paulo:

·       Sabedoria – Salomão e sua sabedoria para governar Israel, Jesus ao refutar a tentação de satanás.
·       Conhecimento – Pedro para Ananias safira quando estes mentiram sobre o dizimo.
·       Fé – Sem fé e impossível agradar a Deus e não move montanhas
·       Cura – Pessoas tem sua vida mudada com a cura de doenças
·   Milagres – Estão além de curas, milagres são a manifestação da graça de Deus transformando situações.
·       Profecia – A cerca de coisas que irão acontecer as quais o Espirito revela aos seus servos e profetas.
·       Discernimento – Entender o que tem agido de modo a identificar o que deve ser feito
·       Línguas – para edificação pessoal.
·       Interpretação – para ministração da igreja.

A FINALIDADE dos dons devem ser usados para edificação da igreja de Cristo, bem como também para proclamação do evangelho e da salvação que há em Jesus Cristo, mas tudo isto não pode ser usado de qualquer forma. Se temos zelo, ou mesmo dedicação em pedir, temos que ter um cuidado maior com a manutenção deles operacionais em novas vidas.
Deve se ter com temor e tremor, Deus concede mas cabe ao que tem o dom, usar não para desfrute pessoal.
Com decência e ordem, o espirito está sujeito ao profeta, Deus não é de confusão, quando pessoas usam dons de forma impudente e mesquinha, visando algum benefício estão fora da vontade de Deus.
Mas deve se ter liberdade para a manifestação dos dons, pois se estes são espirituais, cedidos por Deus não podemos esquecer que Paulo mesmo adverte em I Tessalonicenses 5:19 “não apagueis o Espírito”, bem como também em Efésios 4:30 “… e não entristeçais o Espírito”.
Se a igreja tem os dons os mesmos devem ser usados, não deixar que o Espirito Santo atue na igreja através dos dons é a forma diabólica para “apagar” e “entristecer” o Espírito.
Em Tiago também encontramos como podemos buscar os dons, ele nos dá um exemplo de como de se proceder:
“5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 7 Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; 8 é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” Tiago 1:5 a 8
Mas de todos estes dons o amor segundo Paulo e o maior deles, no capitulo subsequente encontramos a essência de tudo o amor.
1 Coríntios 13:1 a 13
Afinal para que queremos ter dons se não for para demonstrar os mesmos através da máxima expressão divina que é o amor?
A razão de não sermos consumidos é a misericórdia, mas a razão pela qual vivemos é o amor de Deus por nós e do amor que há entre nós.
Quando falta amor a manifestação da essência divina é retirada do meio, logo somos entregues a nossas próprias convicções e deformidades, pois o amor perdoa uma multidão de pecados (1 Pe 4:8).
É pelo amor de Cristo manifestado na Igreja que vidas são salvas, por este mesmo amor as vidas são transformadas, libertas, é pelo amor e para o amor que todos os dons convergem, desta forma Cristo em vós é a verdadeira esperança da Glória. (Cf. Colossenses 1:27)
Para um mundo sem expectativas, sem esperanças e principalmente sem rumo, somente o Espirito Santo manifestando-se através de nós por meio dos dons para o fim que Deus deseja. Isto modifica ambientes, histórias e vidas e dá um futuro uma esperança e paz como o profeta Jeremias declara em 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Dons são a expressão no mundo físico do poder de Deus fluindo através de nós.

Pr. Luis Santana - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: