AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Mulher a auxiliadora da família


E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)

Orando por esta palavra o Espírito Santo me mostrou alguns detalhes da criação da mulher e isso me deixou muito mais atenta quanto ao nosso papel em nossas famílias.
A mulher foi criada para ser auxiliadora para estar diante do seu esposo e não atrás como um ser inferior ou na sua frente, mas diante da sua presença. O lugar da esposa é na presença da marido em todas e quaisquer situações, auxiliando-o a tomar as decisões que serão melhores para família.
Tanto o Homem quanto a mulher foram preparados para várias tarefas que no final tem o mesmo objetivo: honrar a Deus. Quando cada um desempenha bem o seu papel a família se torna um lugar cheio da presença de Deus. Uma casa onde a esposa vai adiante do homem nas tomadas das decisões quem paga um alto preço é a própria família, pois ninguém é feliz quando está fora do contexto daquele que o SENHOR criou.
Vejamos o caso de 2  Mulheres que tiveram papéis fundamentais nas histórias das suas famílias:
. Rebeca esposas de Isaque e
. Abigail esposa de Nabal
Começaremos pela história de Rebeca e Isaque, a qual começa em um clima de romance.
Gênesis 24: 67. “Isaque levou Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a, e ela se tornou sua mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.”
Porém também inclui situações de mentira e manipulação. A história de Rebeca é contada no livro de Gênesis, e ela não foi apenas coadjuvante no plano para enganar o próprio marido, mas sim a autora de uma ideia cheia de engano.
Ser auxiliadora da família precisa antes de mais nada Fé em DEUS para sair de cena e deixar que o Senhor assuma o controle da situação, mesmo que para nós tudo pareça perdido.
Existem sim esposas mais sensíveis à voz de Deus do que seus maridos, mas isso não lhes dá o direito de assumir o papel de sacerdotes dentro das casas.
No caso da Rebeca, quero fazer uma defesa para esta mulher que também foi obediente deixando tudo para trás para fazer a vontade de Deus e se torna esposa de Isaque. Ela se mostrou sensível aos acontecimentos e determinada acompanhou o servo de Abraão deixando Pai, mãe e irmãos para seguir a vontade de Deus para sua vida.  (Gn 24:57-58) s
Sua biografia, no entanto, é manchada por um história de mentira e dissimulação para enganar o marido.
Isaque já velho, cego e próximo da morte é enganado por Jacó que sob orientação da mãe, se passa pelo seu irmão para receber a bênção reservada para o filho mais velho. Deus porém, que tem o controle absoluto da história, conduziu os acontecimentos para o bem apesar do comportamento da Rebeca.
Mas sua influência marcou as duas gerações dos seus filhos. Jacó teve que fugir de casa e foi privado do convívio familiar e Esaú se tornou pai de uma descendência que sempre causou problema aos descendentes do seu irmão.
Rebeca como auxiliadora da família não poderia ter tomado nenhuma decisão sem aprovação do seu marido mesmo que este lhe parecesse alheio aos acontecimentos. O coração da mulher antes de mais nada deve estar guardado em Deus, deve sempre confiar Nele, assim as atitudes sempre irão de encontro com a Sua vontade que é perfeita para toda a família.
Vejamos o caso de Abigail que salvou seu marido Nabal e toda a família da morte e depois da insensatez do seu marido que se recusou a prestar ajuda com alimentos a Davi e seu exército.
1 Samuel 25: 32. “Então Davi disse a Abigail: Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!  33. E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue e de vingar-me com minhas próprias mãos!  34. Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, que me impediu de te fazer mal, que se não tivesses te apressado e vindo ao meu encontro, ninguém que fosse de Nabal teria sobrevivido pela manhã, nem mesmo o mais jovem.”
Tanto Rebeca quanto Abigail eram mulheres oradoras e persuasivas que enxergavam além de si mesmas e eram rápidas em tomar decisões. A diferença está que uma usou esta capacidade para salvar o marido a outra para manipular uma situação onde nem todos da família, mas apenas o seu favorito obteria vantagem.
A mulher sábia não tem favoritos, trabalha para o bem de todos.
E disse o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só;  far–lhe–ei uma adjutora que esteja diante dele. Gn 2-18
Deus Criou a mulher para que o homem não estivesse sozinho no sentido de solidão, mas no sentido de ter uma auxiliadora.
Eva não foi um remédio para a solidão de Adão, mas alguém para ajudá-lo como se fosse a sua outra metade. Pense na sua casa como um jardim, seu pequeno paraíso que Deus nos levantou como parte importante desse plano chamado família.
Deus nos revela que seus planos para nós vão muito além. Numa família cada um tem seu papel: o homem como sacerdote intitulado por Deus e a mulher como sua auxiliadora e ambos debaixo da direção do Senhor. Assim a família é guardada e protegida do inimigo.
SENHOR JESUS eu TE AMO.


Maria Helena Silva – Igreja Aguas Mooca

Nenhum comentário: