AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Jejum RESTAURAÇÃO DOS MEUS MUROS - dia 2 FIDELIDADE

Texto Base: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12

Entendendo o termo fidelidade pela palavra
Em Gálatas 5:22 e 23 temos os frutos do Espirito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
A palavra grega utilizada pelo apóstolo Paulo para fidelidade é “pistis”, que também pode significar “persuasão”. Fé e a fidelidade surgem quando deixamos que a Palavra de Deus nos persuada, de modo que ouvimos a mensagem de Cristo e a praticamos.
A fidelidade está relacionada ao ato de cumprir com aquilo que foi ordenado, a atender a uma ordenação divina. Cristo, porém, exortou o povo dizendo o seguinte: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” Lucas 6:46.
É fundamental na manifestação do fruto da fidelidade a obediência às palavras e ordenanças de Cristo, sendo persuadido e persuadindo as demais pessoas e seguir o caminho que Jesus trilhou.
A palavra grega “pistis” vem de “peitho”, que pode significar “conciliar” ou “pacificar”. Quando somos fiéis a Deus, ele acalma a tempestade e, ainda que tudo esteja aparentemente mal, Cristo coloca uma paz em nosso coração. Assim se sentiu Paulo quando, expressando sua total fidelidade ao chamado de Deus em sua vida, disse: “Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.” Atos 21:13. Isso é fidelidade!
A palavra hebraica para fidelidade é “emunah”, termo que está diretamente relacionado à ideia de firmeza e constância. Um dos termos relacionados é “‘aman”, que significa “pilar” ou “sustentação”, porque nossa fidelidade com Deus é o que nos sustenta e o que nos torna sustentados por Ele. Da mesma forma, aquele que é fiel a Deus também é um pilar de sustentação na vida das pessoas que com Ele se relacionam.
Posto isto vamos colocar em pratica o conceito exposto através da palavra.

Pontos que indicam com anda nossa fidelidade para com Deus
·      Reconhecer a Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador e Senhor da sua vida - Atos 4:12
·      Reconhecer que somos Seus filhos - Romanos 8:16
·      Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo - Lucas 10:27
·      Colocar as suas esperanças em Deus- Salmos 42:11b
·      Fugir da aparência do mal - I Tessalonicenses 5:2
·      Ter a certeza de que podemos todas as coisas nEle - Filipenses 4:13
·      Adorá-lo, obedecê-lo, louvá-lo - Mateus 4:10b e Salmos 18:3a
·      Colocar sua vida no centro da Sua vontade - Salmos 40:8
·      Confiar nEle e depender dEle - Provérbios 3.5a e Jeremias 17:7
·      Não prostrar-se ante deuses falsos - Êxodo 20:3
·      Cumprir e praticar os ensinamentos contidos nos Evangelhos - João 8:31b

E a fidelidade ao chamado como está?
Algumas pessoas que estão no ministério, ou nunca foram chamadas, ou são tremendamente infiéis. Por quê? Porque Deus nunca planejou nenhum fracasso espiritual!
Quer sejamos somente membros, quer sejamos chamados para termos um dom do ministério, Ele nunca estabeleceu alguns para fracassarem e outros para serem bem-sucedidos. Ele planejou o sucesso para todos. Portanto, ou alguns ministros nunca foram de fato chamados por Deus, ou são tremendamente infiéis.
Temos que aplicar o chamado de Deus a nossas próprias vidas. Um ministério é como um casamento: precisa ser trabalhado.
“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4:12

Pontos que indicam como está nossa Fidelidade ao Chamado
A.    Estudo. Tempo de preparação nunca é tempo perdido.
B.    Dedicação. Junto com o chamado tem que existir dedicação.
C.     Consagração. Junto com o chamado tem que existir consagração.
D.    Submissão à vontade de Deus. Junto com o chamado tem que existir submissão à vontade de Deus.
E.     Seja uma pessoa íntegra.
F.     Desenvolva-se. Amadureça. Cresça.

Alguns exemplos de Homens Fieis.
NOÉ - Mas, em meio as densas trevas do pecado, em meio à escuridão, um ponto de luz chamou a atenção de Deus – Ele achou o crente NOÉ. (Genesis 6:8). Construir uma Arca, quando nem uma gota de chuva caia é ser extremamente fiel a Deus e ao chamado.
DANIEL - Daniel era judeu, de uma família nobre. Quando os babilônios dominaram a cidade de Jerusalém em 605 a.C., ele e alguns outros jovens foram levados ao cativeiro. O rei da Babilônia mandou que os mais capazes dos jovens judeus fossem preparados para servir no seu palácio. Daniel e três companheiros, Hananias, Misael e Azarias, foram entre os jovens escolhidos.
O relato bíblico sugere que Daniel teria passado o resto da sua vida naquela mesma região. Ele passou por várias provações e permaneceu em posições importantes até o fim do império babilônico, que caiu aos medo-persas em 539 a.C.
Mesmo velho, ainda serviu por alguns anos no governo do novo império. Foi neste período que ele se mostrou fiel na sua provação mais conhecida, sobrevivendo uma noite na cova dos leões. Devido à sua fidelidade e determinação de fazer a vontade de Deus, ele foi chamado de "homem muito amado" e foi usado pelo Senhor para revelar aos seus servos algumas das mensagens mais importantes do Antigo Testamento.
JÓ - Na Bíblia temos vários exemplos de homens que agradaram o coração do Senhor, mas além disto, nós temos o exemplo de um homem que além de agradar, Deus confiou muito nele.
“Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.” Jó. 2:3
Integridade, retidão, temente a Deus e que se desviava do mal esta á característica de uma pessoa que é Fiel!

Conclusão:
Fidelidade a Deus nos garante duas coisas:
1ª Vida Eterna
A fidelidade a Deus é demonstração de nossa fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus.
Em Apocalipse 2:10 temos: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (ARA)
Salvos somos pela graça de Deus em Cristo Jesus, isto não é nosso nada fizemos para merecer ou nada que façamos pode nos dar a salvação. Tão pouco não é nossa fidelidade que nos habilita a ter vida Eterna, mas sim ela (fidelidade) que é fruto do Espírito Santo, aplicada em crendo e vivendo pela graça dEle manifestada em Jesus Cristo através da obra de salvação da humanidade é que nos mantem salvos.
Esta obra não é nossa, mas a luta diária em ser fiel a Deus é! Isto é levado em conta quando nos apresentarmos perante Deus.
2ª A benção da presença de Deus em nossas vidas.
Qual é a benção maior que é gerada em nós? A presença de Deus em nossas vidas!
Benção não no sentido riquezas, mas se Ele assim quiser nos abençoará com toda a sorte de bênçãos matérias, mas isto não é o principal, muito mais que dizer “posso todas as coisas naquele que me fortalece” e entender que a fidelidade a Deus nos garante que Ele se fará presente em todo tempo em nossas vidas, não há nada maior e melhor que isto, porque Ele é quem nos fortalece.
Observe como é diferente da ideia de fidelidade que tem sido pregada nos dias atuais, uma fidelidade que se formos fiéis receberemos casas, carros e bens materiais. A fidelidade de Paulo nunca poderia estar associada ao recebimento de bens materiais, pois ele não estaria mais aqui para deles usufruir.
A presença de Deus!
Fidelidade apesar de ser a manifestação do fruto do Espirito é antes de mais nada uma decisão, se tomamos decisões erradas, muito provavelmente seremos afetados em nossa fidelidade.
Decida Ser Fiel a Deus, levante os muros de fidelidade ao seu redor que o protegerão do mal!
Pr. Luis Santana – Igreja Águas Mooca


Nenhum comentário: