AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Altar Restaurado é vida abundante

Texto base: Josué 4:1-8

            2015 está chegando ao fim. E começamos esse ano debaixo de muitas dúvidas, incertezas, desafios e medos.
            Logo nos primeiros dias de 2015 as noticias construíam um cenário assustador. Corrupção, crise econômica, política, hídrica, etc .
            O medo, as dúvidas e as incertezas começaram a tomar conta de nossa nação e esse foi os comentários e um dos assuntos mais discutidos desse ano.
            Porém estávamos e estamos debaixo de uma palavra profética que foi lançada por um profeta do Senhor que disse “não tenha medo, você não vai sentir essa crise”. E a palavra de ordem e destino que veio sobre a nossa vida era “há uma colheita fiel para ser feita”, mas para isso é necessário restaurar o altar.
            Sobre a vida de Josué, creio que vieram os mesmos sentimentos. Moisés, o grande profeta libertador do povo de Deus, estava morto e uma crise poderia estar se instalando sobre Israel, pois eles já estavam há 40 anos naquele deserto e agora Moisés não estava mais com eles.
            Mas o Senhor chama a Josué (que significa o Senhor salva), ratifica a promessa feita a Moisés e aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e diz a Josué “Seja forte e corajoso”.
            O primeiro desafio que Josué encontra foi justamente atravessar o Rio Jordão com todo o povo, e esse era o caminho que deveria ser feito, pois depois do rio estava a Canaã a Terra Prometida.
            Podemos entender nesse contexto que o Rio Jordão são a nossas dúvida, os nossos medos, desânimos, a vontade de desistir, ou seja, tudo aquilo que quer impedir de alcançarmos a promessa de Deus para nossa vida.
            Penso que Josué poderia ficar ali  onde estava, afinal de contas ele estava em um lugar bom, próximo ao rio Jordão, logo ele não teria problemas com a falta da d’ água , pois poderia alimentar os animais e irrigar as plantações, que serviriam de alimento para o povo e suprir as necessidades das pessoas, etc.
            MAS ESSE NÃO ERA O PROPÓSITO DE DEUS PARA JOSUÉ E O POVO DE ISRAEL.
            Talvez hoje você esteja em frente ao seu Rio Jordão. Um lugar cheio de dúvidas e medo, mas um lugar que pode ser bom pra você se ficar paradinho se figindo de morto e não encarar os desafios que estão pela frente. Certo?
            ERRADO. ESSE NÃO É O LUGAR QUE DEUS TEM PARA VOCÊ. Da mesma forma que Deus tinha uma terra que manava leite e mel para o Josué e o povo, Ele também tem essa promessa para você. ENTÃO NÃO PARE NA FRENTE DO RIO JORDÃO, não se detenha diante do medo e das incertezas. SEJA FORTE E CORAJOSO, tenha fé no El Shaddai o Deus Todo Poderoso que fez a promessa e é Fiel para cumpri-la na sua vida.
            Estamos no final do ano de 2015, o ano que dedicamos a restaurar o altar de nossa vida, do nosso chamado, do nosso ministério. O ano que vimos a mão do Senhor sobre a nossa vida, sobre a nossa família. O ano que o Senhor nos guardou, nos protegeu e nos livrou de todo o mal. O ano que o Senhor cumpriu a palavra que foi lançada pelo seu profeta sobre nossa vida e nos preservou no meio de uma crise.
UMA NOVA GERAÇÃO
            Aquele povo que estava sendo liderado por Josué era uma nova geração.  Eles não haviam sido escravos no Egito, nasceram no final da escravidão no momento da libertação ou no deserto. Portanto eles não viram os prodígios que Deus operou para libertar Israel da escravidão, não viram as pragas não viram a coluna de fogo durante a noite e as nuvens durante o dia. Não viram o Mar vermelho se abrir, e tantas outras coisas. Contudo essa geração havia sido ensinada por seus pais sobre tudo isso e agora estavam diante de um grande desafio.
            Estava sobre essa nova geração a responsabilidade e privilégio de conquistar a terra que fora prometida por Deus aos seus pais e aos Patriarcas de Israel.
            Para isso eles precisavam atravessar o Rio Jordão.
            E para prepara-los, para aquilo que estava por vir e fortalecer a fé deles no Senhor, Deus para as águas do Jordão e assim como seus pais, eles atravessam o rio com os pés secos.
CONSTRUINDO UM ALTAR
            Mas o Senhor queria que isso não ficasse esquecido, mas que isso fosse ensinado às futuras gerações então determina que 12 homens, retirassem 12 pedras do fundo rio e construíssem um altar, um memorial do que Ele havia feito no meio do povo.
            Pedra significa fundamento, a base tudo. Quando se constrói uma casa, essa casa não pode estar construída em um terreno mole, mas deve estar baseada em algo sólido.
            Outro significado maravilhoso de pedra é quando um Judeu morre, pois sobre o túmulo dele são colocadas pedras (matsevá) e não flores, pois eles dizem que as flores murcham e logo não vão mais existir, mas uma pedra é resistente e dura muitos e muitos anos. Então quando eles colocam pedras sobre o túmulo de uma pessoa eles estão dizendo que aquela pessoa e seus ensinamentos, não serão esquecidos.
            Por isso que em Mateus 16:13-18 Jesus disse “tú és Pedro, e sobre esta pedra (confissão de Pedro que Jesus era o Messias o Filho do Deus vivo) edificarei a minha igreja (fundamento), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (igreja edificada sobre esse fundamento).
            Jesus é a Rocha, o fundamento da sua Igreja. Se o altar da nossa vida estiver sempre firmado nesse fundamento, nos seremos como um o memorial, como aquele erguido por Josué. Pedras vivas que servirão para contar os feitos do Senhor em nossa vida, e jamais seremos envergonhados e Ele esquecido.
1Pe2:4-6 “Chegando-vos para Ele, a PEDRA QUE VIVE, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos como PEDRAS QUE VIVEM, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por  intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será de modo algum envergonhado.”
            Sendo assim, por que vamos ficar parados diante do Jordão se contentando com o que conquistamos até aqui, se podemos passar por esse rio, e conquistar muito mais?
            Claro que não podemos ser ingratos. Devemos reconhecer e agradecer por tudo o que o Senhor fez em nossa vida, EBENEZER “até aqui nos ajudou o Senhor”.  
            Estamos gratos, por chegar até aqui, mas queremos mais, pois a promessa ainda não se cumpriu. Temos muitos territórios a avançar, temos muitas vidas para ganhar, as multidões ainda não chegaram e Jesus ainda não voltou. Então até que o Senhor venha nos buscar, precisamos ser como Paulo;
Fp 3:12-14 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam (medo, desanimo, duvidas) e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
            Josué após cruzar o Jordão pegou 12 pedras fez um altar e entrou na promessa.
 2016 você entrará na promessa com o altar restaurado.
Pr. Kleber r. Jacinto - Igreja Aguas Mooca


Nenhum comentário: