AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

JEJUM 3. Quem é o Dono da Minha Casa - MINHA CASA TABERNÁCULO DE DEUS

Texto Base: “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem;” Lucas 11:21

Quem realmente é o Dono de sua casa?
Outro dia estava conversando com uma pessoa que me disse que havia visitado uma casa em que uma criança de poucos anos ditava a forma como as coisas eram conduzidas em sua casa, até por exemplo que horas as pessoas poderiam almoçar.
Talvez este exemplo seja um pouco forte, mas em uma casa por mais que vivamos em família, tenhamos laços de sangue, muitas vezes os interesses se conflitam e disputas territoriais acontecem e a disputa muitas vezes esta em pequenos territórios.
Vivemos em um mundo que primamos e desejamos o privativo, os filhos têm seus quartos, os espaços são delimitados pelos rótulos, sala de descanso, escritório de trabalho, estúdio, quarto da filha etc. e desejamos privacidade nestes espaços. Não o alvo não esta em discutir privacidade ou exclusividade, mas sim para estudarmos sobre posse.

Volto a perguntar: Quem é o Dono da sua Casa?
Normalmente quando abordamos com jovens casais, ou mesmo nos aconselhamentos para casais nos deparamos com algumas situações não resolvidas.
Numa família, estilo padrão, Pai, Mãe e filhos até cachorro, papagaio, gato, tartaruga e passarinhos entram na ordem da casa, Deus e não nós, instituiu que o Homem, o ser dotado de um par de cromossomos XY, deveria ser o líder, o Sacerdote, o que conduz o lar.
Se por algum acaso a equação é subvertida, ou seja, a liderança não está nas mãos do homem (quando ele existe não quando não está presente) posso garantir que a mulher também não liderará a casa e sim o nosso inimigo o diabo irá mandar em tudo.
Dura esta palavra, até pode ser, mas é verdade é o texto que lemos é direto no assunto, mas antes de tratar efetivamente sobre de quem é o dono, gostaria de tecer um comentário.
Nos dias atuais não existem somente situações de formação de família no estilo padrão, existem caso de lideres familiares como viúvas e viúvos, casais separados e neste caso a autoridade está sobre o líder em questão se, por exemplo, a mãe de alguns filhos não tem seu marido, ela é quem lidera a casa.

Então vamos lá, quem é o dono da sua casa?
Homens cheios de animo diriam de primeira, sou eu! Calma lá vamos repetir a pergunta: Quem realmente é o dono de sua Casa?
Agora pensando um pouco a resposta não é de tão imediato assim não é mesmo? Sim o dono da minha casa não sou eu nem minha esposa, muito menos meus filhos o dono da casa onde eu moro é Deus! Ele é o dono de todas as coisas.
Sim você homem, se pai é chamado para ser o líder o sacerdote, honre o chamado que Deus te abençoou e te comissionou, sim, mas quero te dizer que as ótimas estratégias estão com o dono, se um dia você aceitou Jesus no seu coração e entregou a Ele sua vida como pode então ainda se considerar o dono?
Todos da casa devem buscar a Deus para que ele de manifesta na harmonia família, isto através do Espirito Santo que irá instruir a todos em todas as coisas excelentes que Deus tem para a família.
Mas eu quero te dizer o seguinte: Você não é o dono, mas você é o valente que cuida da casa, você mulher é a valente que também cuida da casa, vocês são os valentes do Senhor.
Quando entendemos este texto, sabemos que Deus nos capacita de forma sobrenatural e nos transforma em Valentes, Guerreiros Seus, prontos a defender as posses que ele nos confiou.
Mas como podemos fazer isto? Temos que lembrar que nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim uma luta espiritual.
Certa vez onde moramos isto logo que nos mudamos, começamos a enfrentar problemas à noite, as crianças ficavam irrequietas, parecia que havia algo que não víamos, mas que tirava a paz de nossa casa. Minha filha era bem pequena mas ele disse ter visto um monstro andando pela casa e que não iria em um determinado local, isto na nossa própria casa!
Assim que cheguei minha esposa disse que eu deveria orar e ungir a casa, mas ela não tinha falado que eu deveria fazer isto descalço. Sem saber, eu tirei os sapatos coloquei meus pés no chão e declarei que aquele lugar era nosso por direito e na autoridade do nome de Jesus os expulsei de minha casa.
Todos estavam envolvidos, mas a decisão estava em tomar uma posição, naquela hora me senti o valente tal como este versículo descreve e assim exerci a autoridade, mas não o autoritarismo, mas na unção do Senhor!
A palavra de Deus em 2 Coríntios 10:4 nos indica que como valentes devemos usar armas, quais elas são: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;”
Nós devemos entender que iremos manter nossa casa segura e bem guardada se estivemos firmados nos princípios da palavra de Deus e na Rocha de nossa Salvação que é Jesus Cristo.
Nossa luta é espiritual e devemos ser estes valentes que a bíblia relata, sabendo efetivamente do nosso papel de mordomos e não de Donos, uma vez que tudo que somos, tudo que temos e o que viermos a ter e ser vem do alto do Deus Todo Poderoso, nosso Pai Celeste.
Portanto de se há disputa de poder por território que não seja dentro da casa, muito menos entre aqueles que fazem parte da família, e sim contra os invasores malignos que querem tomar posse e destituir o Valente que você instituído por Deus para governar!
Não deixe que o engano tome conta de sua vida subvertendo papéis que Deus determinou!
Viva a vida plena e cheia de unção e autoridade em sua vida e família. Busque no Senhor a autoridade do Valente que ele te chamou para ser.
Deixe que o Dono seja Dono e você seja o melhor mordomo.
Deus te abençoe,

Pr. Luis Santana – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: