AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Intimidade ou vaidade?


“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.” Gênesis 3:8

Salve com a Paz do Espírito Santo;

Estamos aprendendo sobre intimidade com Deus nos últimos dias, e quão maravilhoso tem sido a cada culto, cada célula, onde podemos conhecer mais do coração do nosso Senhor.
Depois de Adão, ter intimidade com alguém se tornou um processo, que precisa quebrar algumas barreiras. Hoje iremos falar de uma barreira chamada vaidade, que muitas vezes passa despercebida no nosso coração.

A vaidade pode ser um desejo excessivo de se sentir admirado, a atitude de vangloriar-se. Vaidade não esta apenas quando se sugere ao cuidado da aparência, mas envolve também o ego, o orgulho, a soberba. Muitas vezes a vaidade é usada como um disfarce para esconder algo.

Nessa passagem do livro de Genesis, vemos o encontro de Deus com o homem após sua queda, e nesse momento, nasce o primeiro conflito entre a intimidade e a vaidade.

Não houve ninguém na terra com o mesmo nível de intimidade que Adão tinha com Deus. O propósito de Deus na criação do homem era para ter um amigo, alguém para se relacionar. Adão foi o primeiro a ser criado, o primeiro homem que Deus teve contato, primeiro a se relacionar com Deus.

Para identificar a vaidade de Adão e Eva, vamos primeiro entender a situação em que eles se escondem da presença do Senhor.
Adão e Eva, após desobedecerem ao comando de Deus têm seus conhecimentos abertos para o bem e o mal. De costume, na viração do dia, O Espírito de Deus passeava no jardim para ter um momento de intimidade com o homem, porém o homem se esconde de Deus:
“E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.Gênesis 3:10

A vaidade fica muito clara em Adão e Eva quando se escondem de Deus. Lembrando que vaidade é o desejo excessivo de se sentir admirado, o cuidado com a aparência, ego e orgulho. Adão e Eva sabiam que tinham pecado e desobedecido uma ordem de Deus. Não foi só o motivo de estar nu que fez o homem se esconder, mas também o fato de se sentir sujo e envergonhado com o que havia feito.

Quando nós nos escondemos da correção, somos vaidosos, pois não queremos mostrar que estamos mal ou errado em alguma área. Por isso, vaidade também mexe com orgulho e com o ego.

A intimidade com Deus também persiste em sinceridade, e a vaidade também persiste em disfarce. O Senhor conhecia todos os passos de Adão, e já sabia que ele tinha pecado. Mas quando o Senhor perguntou o que aconteceu, Ele esperava uma resposta sincera e não o disfarce. Do mesmo modo aconteceu com Caim, o Senhor conhecia todos os seus passos e já sabia que Caim havia matado seu irmão Abel, mas mesmo assim perguntou:
“Caim, aonde esta seu irmão?”.

Será que tem algo que o Senhor esta te perguntando hoje? Tem alguma pergunta que seu líder esta te fazendo? Escolha ser sincero na intimidade e não disfarçado na vaidade!

Lembre-se que o pecado sempre atinge primeiro Deus. Mesmo que você peque contra seu irmão, primeiro peca contra Deus. Veja:
“E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.”Gênesis 2:25

Antes de pecar, Adão e Eva não se escondem um do outro, e mesmo depois da queda, eles continuam a não se esconder, mas se escondem de Deus. Isso nos mostra como o pecado atinge diretamente ao Senhor.

Intimidade ou vaidade? Escolha viver a intimidade, que seja a mais sincera, a mais pura, a mais santa! Adão perdeu a inocência de sua intimidade com o Senhor, mas, o Deus de amor, o Deus de renovo, insiste em se relacionar comigo e com você, mesmo depois de tantos anos após a queda do homem.

Deus te ama, e quer ser seu amigo intimo, mesmo quando você cai.

Deus abençoe a todos, seu irmão Julio Santana - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: