AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Senhor dá vida aos que o buscam e mostram arrependimento.

Apresentado por Yalin Cancanon Ramos  na prova de Homilética da turma da Escola de Líderes Igreja Águas Mooca em Julho 2014.

Texto base:  Amos 5:1-6
1.     Introdução:
Amos era um dos 12 profetas considerados como “menores” era fazendeiro, pastoreava ovelhas, cuidava de bois e se dedicava a cultivar figos. Era Tecoa 50 km ao sul de Belém de Judá. Diferente dos outros profetas não era membro da classe profética, mas Deus o escolheu para profetizar para os povos do norte de Israel. O fato dele não ser descendente de família reconhecida de profetas e ser considerado como um simples estrangeiro naquela terra fez com que o povo de Israel no princípio não acreditasse nas profecias de Amós. Muitos de nós como Amós podemos não ter nascido num lar cristão, mas se Deus nos escolhe para obra dele devemos obedecer ao chamado do Senhor e nós dispormos para servir ao Reino. Amós foi escolhido num tempo em que povo de Israel estava pervertido e completamente desviado dos caminhos do Senhor, ele foi usado para entregar a mensagem ao povo que, estava ignorando o que o Senhor tinha a dizer-lhes.

Amos 5:4 Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivei.
Amos 5:6 Buscai ao Senhor, e vivei; para que não irrompa na casa de José como fogo e a consuma, e não haja em Betel quem o apague.

2.     Buscar ao Senhor e se arrepender.
Buscar significa: tratar de descobrir, procurar, examinar, investigar, conseguir.
Buscar a Deus: Significa estar desejoso de se conformar com a vontade de Deus. 
A Bíblia diz que devemos buscar a Deus de todo nosso coração, de toda nossa alma, de todo nosso corpo e de todo nosso entendimento. Os relatos históricos daquele tempo dizem que o povo continuava com suas práticas religiosas, mas que estas estavam totalmente distorcidas.
Jeremias 29: 13 Buscar-me-eis, e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração.
Devemos buscar a o Senhor nosso Deus através da oração:
Jó 5:8 Mas quanto a mim eu buscarei a Deus e entregarei a minha causa.
Jejuando, Meditando na palavra, mas buscar somente não é suficiente, precisamos mostrar arrependimento sincero ao Senhor, dos nossos erros e pecados, rasgar nosso coração e quebrantarmos perante sua presença, reconhecendo a Soberania de Deus, como fizeram Davi e Daniel.
Deus estava chamando o povo para o arrependimento, e pela sua misericórdia estava avisando-lhes que o juízo viria sobre eles para assim dar-lhes a oportunidade, se não de evitar o juízo, pelo menos de preparar-se para ele.
Crónicas 7: 14 e se meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Às vezes estamos tão envolvidos com nossa vida social, nosso sucesso pessoal e/ou profissional que por momentos deixamos de cumprir nosso compromisso com o Senhor que deveria estar sempre em primeiro lugar. Deus usa seus servos e profetas como o melhor recurso, para alertar-nos a reconciliarmos com Ele, busca-lo novamente na oração, meditação, Ele nos constrange e nos leva ao arrependimento, para continuar no caminho, planos e propósitos que Ele tem para nós, e a partir daí começaremos a viver a vida que Ele tem para nós.

3.     O que é receber vida do Senhor?
Vida é Princípio de existência de força; condições de bem-estar, vigor, energia, progresso, fundamento, essência. 
Naquele tempo o povo de Israel se sentia com tranquilidade e bem-estar, era uma época de riqueza e prosperidade, o qual provocou suas corrupções sociais e religiosas. A vida fácil estava debilitando moralmente a nação que se tornou espiritualmente fraca e moralmente corrompida.
As pessoas, em sua maioria, afirmavam serem religiosas, mas viviam de uma maneira que negava uma verdadeira experiência com Deus.
O povo de Deus estava morto espiritualmente por isso Deus fez o chamado a viver a vida do Senhor, uma vida santa, digna, justa, uma vida na direção do Senhor, para que fossem salvos eles e suas gerações futuras.
Davi buscava ao Senhor antes de enfrentar-se a cada batalha e era salvo; Daniel orava três vezes ao dia e quando foi injustamente acusado, Deus fechou a boca dos leões na cova. Jesus quando estava sendo sacrificado na cruz sabendo que ia ao Pai diz Pai nas tuas mãos encomendo meu espírito, o resultado foi a ressureição.

4.     Conclusão:

Precisamos buscar ao Senhor e nos arrepender, e teremos uma nova vida, renovada, restaurada, próspera, justa, cheia de esperanças, nossos sonhos serão ressuscitados, nossas perdas restituídas; assim teremos vida eterna e salvação para nós e nossas gerações futuras. Deus pode nos dar uma ordenança na palavra, mas também a través dela nos dá prova do seu amor e sua misericórdia conosco e nossos descendentes Ele sempre nos deixa também a alternativa de salvação e esperança e nos marca com uma promessa busca-me filho, e com certeza viveras eternamente.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário: