AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 6 de março de 2014

Ser Servo

Aprendemos muito com os retratos de Jesus no Antigo Testamento. O livro de Isaías em especial apresenta quadros de Cristo como um Servo, em Isaías 42:1-4 temos a descrição de um Servo perfeito, Jesus:  "Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça; não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça na terra" 

Deus formou você para servir. A forma como você serve revela seu ministério, mas o seu coração de servo revela sua maturidade.

De que forma devemos servir?
“A si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo…”. Fp 2.7ª Jesus esvaziou-se e serviu, muitas vezes esquecemos de nos esvaziar dos nossos pre conceitos, das nossas razões antes de servir, isso é perigoso pois faz com que o serviço ao Senhor se torne um fardo... devemos nos esvaziar de nós mesmos e fazer tudo como quem faz ao Senhor, sem esperar recompensa, sabendo que nosso galardão está em Cristo!

Seis Características de um Servo:
1. O servo está à disposição para servir: fazem o que é necessário, abrem mão do direito de controlar a sua agenda.

2. O servo presta atenção às necessidades alheias: estão atentos a maneiras de ajudarem os outros. Vêem as necessidades dos outros como oportunidades de servir.

3. O servo faz o melhor que pode com o que têm à mão: não dão desculpas, não deixam para a última hora nem esperam circunstâncias melhores. Simplesmente fazem o que precisa ser feito.

4. O servo faz qualquer tarefa com igual dedicação: o que quer que façam os servos, fazem-no de todo coração. O tamanho da tarefa é irrelevante. Pequenas tarefas muitas vezes demonstram um grande coração: seu coração de servo se revela em pequenos atos que outros nem pensam em fazer. Nenhuma tarefa está abaixo de você quando tem coração de servo. As grandes oportunidades estão normalmente camufladas entre as tarefas menores: as pequenas coisas da vida determinam as grandes. Antes de tentar o extraordinário, tente servir normalmente.

5. O servo é fiel ao seu ministério: concluem suas tarefas, cumprem suas responsabilidades, mantêm suas promessas e cumprem com seus compromissos.

6. O servo mantêm a discrição: não se promovem nem chamam a atenção para si mesmos, não agem pela aprovação e pelo aplauso dos outros.

“Se vocês derem até mesmo um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente serão recompensados”. Mt 10.42

Qual das seis características dos verdadeiros servos é a mais desafiadora para nós?
Ser servo implica em diligência, fidelidade, lealdade e humildade.
Os servos não competem.
O servo conhece o seu trabalho e admite suas limitações.
O servo não pode se preocupar em receber crédito.

Para ter um coração de servo você precisa pensar como servo

Deus está sempre mais interessado no porquê fazemos determinadas coisas do que como ou o que fazemos.
O “por que” das nossas atitudes são mais importantes do que a realização delas.
 Servos verdadeiros servem o Senhor com cinco atitudes em mente:

1. Focalizam os outros e não a si mesmos.
Jesus “esvaziou-se a si mesmo por tomar a forma de servo”. Quando foi a última vez que você se esvaziou em benefício dos outros? Você não pode ser um servo se estiver cheio de si mesmo.
Não podemos dizer que somos servos se servimos para que os outros gostem de nós, para que nos admirem, ou para alcançarmos algum objetivo de interesse pessoal.
Servos verdadeiros não usam Deus para seus propósitos. Eles permitem que Deus os use para os Seus propósitos.

2. Pensam como mordomos e não como donos
Os servos se lembram que Deus é o dono de tudo.  José foi um tipo de servo como prisioneiro no Egito, Faraó confiou o país inteiro a ele. Serviço e mordomia andam juntos desde que Deus espera que sejamos confiáveis nos dois. A Bíblia diz: “Uma só coisa é requerida dos servos e esta é que sejam fieis ao seu mestre”. Como você está tratando os recursos que Deus confiou a você?

3. Pensam sobre suas responsabilidades e não no que os outros servos estão fazendo.
Não comparam, criticam ou competem com outros servos ou ministérios. Estão bastante ocupados fazendo a obra que Deus lhes responsabilizou.
Paulo disse: “Não nos comparemos com os outros como se um de nós fosse melhor ou pior. Temos muito mais coisas interessantes para fazer em nossas vidas. Cada um de nós é original”.
Não há lugar para inveja entre os servos. Quando estamos ocupados servindo, não temos tempo para criticar.

4. Baseiam sua identidade em Cristo
Muitos de nós somos inseguros para sermos servos. Temos medo que nossas fraquezas e inseguranças sejam descobertos e assim os escondemos, viramos agente secreto de Cristo.

Um dos exemplos mais profundos do servir baseado numa auto-imagem segura é Jesus lavando os pés de seus discípulos. Lavar os pés era o equivalente a um engraxate, um trabalho sem status. Mas Jesus sabia quem era, de modo que isso não O ameaçou ou O incomodou quando o fez.

5. Pensam no ministério como uma oportunidade, e não como uma obrigação.
Adoram ajudar as pessoas, suprir suas necessidades e cumprir o ministério. Eles “servem ao Senhor com alegria”. Por que servimos com alegria? Porque amamos o Senhor, somos agradecidos pela sua graça, sabemos que o serviço é a forma do mais alto nível da vida, e Deus tem prometido uma recompensa. Jesus prometeu: “O Pai honrará e recompensará todos que me servem.” E Paulo acrescenta: “Ele não se esquece como vocês trabalharam duro para ele e como mostraram seu amor por ele por cuidar de outros Cristãos.”

Conclusão
Ser servo é independente do chamado! Não importa se você é ministro, líder, pastor...
Davi tinha um chamado para ser REI, mas era servo e tocava sua harpa para o Rei Saul, e fazia com alegria, tinha prazer em tocar harpa e ver seu Senhor liberto do mal que o atormentava.
Davi serviu a Saul, e Saul queria matá-lo!!! Porém isso não impediu a Davi de servir ao rei de todo o seu coração.

Imagine o que aconteceria se apenas 10% de todos os cristãos no mundo levassem a sério sua responsabilidade de ser um servo verdadeiro. Imagine as coisas boas que poderiam ser feitas. Você está querendo ser uma dessas pessoas? Albert Schweitzer disse: “As únicas pessoas que são realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir.”

Peça ao Senhor que lhe dê um coração de servo, e que lhe dê a experiência da alegria de servir.

Deus Abençoe!

Dca. Eliane Santiago - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: