AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 24 de novembro de 2013

Praticando humor no corpo, alma e espirito

Foram 7 semanas de esforço, suor, confronto, sacrifício, decisão e transformação, aleluia!

Fizemos um ato profético para entramos no ano 12 preparados, tratados e curados e assim será.

Nesta noite selamos as primeiras sete semanas do ano 12 ao Senhor. Glória a Deus!

1. O que o corpo deixa de ter quando não praticamos exercícios físicos? O que isso afeta?

Queridos, muitos são os benefícios que deixamos de ter quando não nos exercitamos.  E o nosso “estado de espírito”, e com isso quero dizer, o nosso humor, também é acometido quando não praticamos atividades físicas.
A relação entre a prática de exercícios e a saúde mental da população tem sido um dos temas mais explorados pela Psicologia do Esporte e das Atividades Físicas e entre as variáveis mais estudadas, encontram-se as alterações decorrentes no estado de humor dos indivíduos.
Exercitar-se melhora o humor. Mas tecnicamente, o que podemos dizer que é o bom humor? Vamos lá, ele é mensurado por um conjunto de seis variáveis dos sentimentos subjetivos de uma pessoa: tensão, depressão, raiva, fadiga, confusão mental e vigor sendo esta última a variável positiva e as demais negativas. Portanto, altos valores de vigor e baixos valores de tensão, depressão, raiva, fadiga e confusão mental apontam para um estado de saúde mental positiva. Uma mente bem humorada!
Algumas conclusões gerais:
Com a pratica de atividade física ocorre no organismo um aumento  do nível de neurotransmissores (noradrenalina e serotonina) promovendo melhora do humor.
Além disso, ocorre também aumento de endorfina circulante que está diretamente relacionada à sensação de euforia e redução da ansiedade, tensão e raiva.  Ocorre também acréscimos de betaendorfina (conhecida como o hormônio do bem estar, do prazer).
E vejam só, em longo prazo pode-se verificar também modificações no sistema nervoso autônomo através da supressão dos receptores adrenérgicos e aumento da atividade vagal (parassimpática).  
A mobilização de gordura através de seu consumo pelo exercício melhora a imagem corporal e por isso, indiretamente, o humor!
Os exercícios levam a um aumento da atividade cerebral em um tipo de onda (ondas alfa) que está associada a vigília tranquila presente no sono de ondas lentas que é o sono profundo e repousante, favorecendo a recuperação física e mental
No campo psicológico o exercício físico age de forma favorável na sensação de controle, no sentimento de competência ou auto-eficácia, na interação social positiva, na auto-estima, na fadiga e na raiva.
Ainda poderíamos enumerar mais benefícios impactantes sobre o nosso humor decorrentes da atividade física, mas com os acima já estamos mais do que convencidos de que não podemos nos deixar ser afetados pelo mau humor, não fomos feitos para isso mas sim para um coração alegre que dá bom humor e aformoseia o rosto!

2. Praticar a palavra e andar com o Senhor e seus discípulos traz bom humor!

"Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles." (Provérbios 22:24, 25 NTLH)
"A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida." (Provérbios 15:13 NTLH)
Veja que a palavra, o Senhor nos chama para praticar o bom humor, a libertação da grosseria e violência.
Esta prática vai consolidar sua vida!

"Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus." (Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês. (Filipenses 4:4, 9 NTLH)

Viver e obedecer esta palavra trará a presença do Deus de paz sobre sua vida.

Eu profetizo que este final de ano será de paz, as agitações vão parar e Deus vai acalmar sua história e Sua paz reinará sobre você.

Deus te abençoe,
Mizinho (seu pastor) e Dr. Flávio Quinalha (cirurgião plástico)

Nenhum comentário: