AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 20 de outubro de 2013

Ativando o parassimpatico

INTRODUÇÃO

Estamos em 7 semanas de jejum, marcando nossa entrada no ano 12, saudáveis no corpo, alma e espirito e assim será em sua vida.

Não desanime, mantenha a fé e lute para cumprir o mínimo de 5 atividades físicas de 30 minutos semanais com oração, adoração e unção pelo seu mentor em sua célula.

Na ultima semana vimos sobre nossa estrutura e como nossos ossos reagem e precisam do nosso esforço físico. Hoje veremos sobre nosso coração!

1. O que o corpo, mais especificamente hoje o coração, deixa de ter quando não fazemos exercícios?

A falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto a hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade - e, se associado a esses, pior ainda. 
Atividades simples, como caminhada, corrida, natação ou andar de bicicleta  podem salvar muitas vidas! E  70% da população mundial é considerada sedentária!!!
Qual o mínimo de atividade física para deixar de ser sedentário?
Vejam isso:
Para deixar de ser sedentário, segundo as orientações do Colégio Americano de Medicina Esportiva e a Associação Americana do Coração, deve-se realizar pelo menos 30 minutos de exercício aeróbio contínuo ou acumulado (3 x 10 minutos ou 2 x 15 minutos) 5 vezes por semana!!!! Qual é o nosso jejum mesmo???
Atividades aeróbicas agem protegendo o coração contra doenças isquêmicas , diretamente diminuindo a demanda de oxigênio para o miocárdio , em repouso , e ao mesmo tempo aumentando sua oferta através de um maior fluxo sanguíneo e indiretamente , evitando a obesidade e diminuindo o stress . 
O coração e todo o sistema circulatório é inervado pelo sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) . A ação do sistema nervoso simpático sobre o coração , que pode ser comparada com a ação de um chicote , leva ao aumento da frequência cardíaca , da intensidade de contração do miocárdio e de suas necessidades energéticas . Já a ação do sistema nervoso parassimpático , que pode ser comparada à de uma rédea é exatamente oposta . 
Os exercícios aeróbicos frequêntes trazem adaptações ao coração , melhorando seu funcionamento e gerando um trabalho mais eficiente e econômico do miocárdio. Com estas adptações cardíacas temos também o aumento da ação do sistema nervoso parassimpático em repouso , dessa forma , o coração consegue suprir as necessidades de oxigênio do organismo com muito menos esforço , podendo chegar a uma "economia" de milhões de batimentos por ano!!!! Ou seja, com menos batimentos por minuto, bombeia quantidades de sangue mais que suficientes!
Algumas dicas para "abençoar" o seu coração:
- Adotar cinco dias na semana para fazer uma caminhada. Além dos benefícios para o coração, a prática ajuda no bem-estar;
- Preferir as escadas ao invés do elevador;
- Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino;
- Dispensar a escada rolante nos shoppings;
- Levantar para falar com o colega no trabalho, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.
Chama-se sistema nervoso parassimpático a parte do sistema nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. É o responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma. Essas ações são: a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, a diminuição da adrenalina e a diminuição do açúcar no sangue.

2. Jacó e o parassimpático.

Vimos que o parassimpático é aquele responsável em realizar o relaxamento, o equilíbrio, aquele que faz as coisas voltarem ao normal.
Quanta coisa ainda não voltou ao normal em nossa vida?
. Nosso amor as vidas/ relacionamento conjugal / Células / vigor para superar alvos e 
tantas outras coisas não voltaram ao normal depois de alguns episódios de "simpático".
Jacó foi alguém que usou muito o SIMPÁTICO. Adrenalina pura!!!
Nasceu pegando no pé, cresceu competindo com o irmão, aproveitou fome do irmão para passá-lo para trás, enganou o pai fingindo ser o irmão para receber a unção da primogenitura, fugiu para não ser morto pelo irmão, trabalho anos por Raquel, mas ficou bêbado e recebeu Lia, teve que trabalhar tudo de novo, depois soube que seu irmão iria matá-lo e chegou então em PENIEL.
Wow, quanto uso do simpático!! Quanta adrenalina!!
Como está seu simpático?
Mas em PENIEL Jacó lutou com o anjo para poder voltar ao normal, ao equilíbrio, ao parassimpático. em PENIEL as emoções eram para equilíbrio, para parar de guerra ao invés de guerrear.
Quantas emoções vc tem buscado para o equilíbrio? Para ativar o parassimpático?
O relaxamento não está em se isolar, fugir, deixar de lado... Lutar pelo,equilíbrio é o exercício que ativa o parassimpático.
Tudo o que agitou sua vida, seu sentimento, seu coração, tem que desagitar. TEM QUE!!!
Deus tem um parassimpático para ser ativado. Da mesma forma que nossos exercícios físicos ativam o parassimpático nossos exercícios emocionais vão atrair o equilíbrio emocional.

3. quais são os exercícios emocionais que ativam o parassimpático ?

Jacó sempre atuou para suas forças o abençoarem, mas a maior emoção estava em buscar que Deus o abencoasse.

. Seu dízimo, oferta e primicia são emoções que ativam o parassimpático! Viver a expectativa em Deus é energia pura equilibrada.
(isaías 40:31)- Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.
Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti. (Isaías 26:3 NTLH)

. Ouvir os outros é ativar o parassimpático!
Sair falando, explicando e se defendendo é viver no simpático, mas PARAR para ouvir é uma emoção que precisa ser vivida.
(Provérbios 18:13) Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha. 

. Pare para pensar antes de agir ativa o parassimpático.
(Provérbios 19:2) Não é bom agir sem refletir, e o que apressa os seus pés erra o caminho!

Deus te abençoe,

Mizinho (seu pastor)


Nenhum comentário: