AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O apostólico é humilde

Texto Base: Atos 15:1 a 29

Versiculo Chave: “Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.” Atos 15:2b

Você se considera humilde? As pessoas o consideram humilde?

Pense em alguém que seja exemplo de humildade, pensou em Jesus, sim um belo exemplo. Pensou em algum outro nome quer vivo ou não.

Você já parou para pensar que humildade é um virtude a qual você não pode dizer que tem ou é?

Lembre-se de Jesus o maio exemplo de humildade já existente na face da terra, conhecimento como o líder servidor para muitos, como redentor e salvador para tantos ele afirmou que era humilde para exista uma prerrogativa, um fardo que Ele deixaria leve descrito em Mateus 11:29-30

“29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:29-30

Mas Jesus poderia afirmar isto Ele tinha condição, pois a palavra declara o seguinte a seu respeito: “E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” Filipenses 2:8

Ninguem poderia ser comparado a Jesus no quesito humildade, mas todos devemos buscar que nosso caráter seja moldado ao dEle e assim termos características tão especiais e virtuosas quanto da humildade se manifeste em nossas vidas.

Mas devemos qualificar humildade, então temos a seguinte descrição:

Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade. Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.

Para que possamos servir a Deus e sermos modelo de Fé devemos aprender a ser humildes. Humildade nada tem ligação direta com miséria ou pobreza, mas sim com simplicidade de conduta, de vida. Um cristão verdadeiro sabe ser humilde sem ser covarde, sabe ouvir sem precisar perder o direito de falar firme e decididamente. Ser humilde é ser alguém sujeito a um constante aprendizado; alguém que sabe de seu valor e qualidades, mas que reconhece suas necessidades e limitações, que reconhece que é hoje somente aquilo que Deus permite e nada mais.

Então voltamos para o texto e para Paulo a Barnabé. Eles tinham concluído com êxito a primeira viagem missionária anunciando a Salvação em Jesus, levando a conversão de muitos em inúmeras cidades e certo então pensar que eles estavam com tudo, cheios de unção, cheios de fé, cheios de manifestações sobrenaturais que o Espirito Santo realiza através da vida deles.

Mas isto não os fez escapar de problemas e problemas que resultaram em eles terem que retornar a Jerusalém para que as questões as quais foram alvo de discussão.

Paulo e Barnabé tinham razão em se opor aos que haviam decido da Judeia estavam ensinando sobre a salvação que dependeria da circuncisão, mas isto era contra o que era a verdade do evanagelho.

Apesar de desfrutarem de simpatia de irmãos isto não os tornou arrogantes ao ponto de se recusarem a voltar para Jerusalém a fim de estabelecer consenso sobre um ensino equivocado. Então eles assim eles iniciaram seu retorno.

1º. Paulo e Barnabé não se sentiram superiores e arrogantes apesar de estarem certos no que anunciavam ao ponto de não retornarem para o primeiro Concilio da Igreja.

2º. Eles mantiveram firme a confissão da pregação a anunciaram os feitos e muitos ficaram maravilhados, dar testemunho do que Deus tem feito não é falta de humildade e anunciar aquilo que Ele faz.

3º. Souberam falar e souberam calar e ouvir o que era necessário ser dito a fim de terminar com a contenda e colocar um ponto final no que os cristãos deveriam ter de conduta a cerca de praticas as quais eles deveriam ou não fazer.

4º. Aceitaram humildemente a instrução dada por Tiago e voltaram ao caminho de modo a dar continuidade a expansão do evangelho em toda a região visitada que compreende hoje a Asia e Europa.

É importante ter em mente que um apostólico é um conquistador e um destemido, mas não é um briguento, um semeador de discórdia, uma pessoa que não está firmada na palavra e a conhece de modo a não se enganado e não enganar outros.

Mas é necessário ser humilde e reconhecer seus caminhos e principalmente entender que existe um Salvador Jesus Cristo que apesar de ter sido humilhado e se humilhar para nos dar salvação não deixou que sentimentos de arrogância dominassem o seu ser de modo a não completar a obra a qual designado.

Podemos até achar muitas coisas, ou mesmo até ter certeza que estamos fazendo o certo, mas o que Deus tem a dizer para nós hoje se estamos ou não dispostos a parar a ouvir ou vamos decidir fazer a obra que é dela da forma como achamos que devemos.

A instrução que procede do alto é que nos garante que estamos no caminho certo, que estamos fazendo certo, mas principalmente estamos nos humilhando perante a presença do Altíssimo de modo a caminhar da forma como ele quer e não da forma como achamos que devemos.

Pedro declara algo muito profundo e maravilhoso “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” 1 Pedro 5:6

Uma pessoa que é Apostólica deve ser humilde e buscar a cada dia no Senhor a correta direção para sua vida.

Um Apostólico, leva a palavra de Deus com o ensino correto porque está em linha com o Senhor Jesus Cristo pois é submisso a vontade de Deus e busca suas andar no seu caminho dia-a-dia.

Um Apostólico é conquistador mas que sabe enfrentar a situações com humildade e principalmente amor pois tal como Paulo nos ensina em Romanos:

36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro" 37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:36-37

Entregue-se hoje ao Senhor em humildade e no seu devido tempo Ele mesmo o exaltará.

Pr. Luis Santana – 19.02.2012 – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: