AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 25 de dezembro de 2011

CHANUCÁ – A LUZ QUE NÃO FALTOU!

IESHUA HAMASHIA – A LUZ QUE NUNCA FALTA!

Ap. Osvaldo Boccato Bertoni – 25 de dezembro de 2011.

INTRODUÇÃO:

Acabamos de ouvir a história do Chanucá, que deu origem a uma Chanukiah (candelabro de 9 hastes).
A chanukiah é uma versão da menorá, que Deus estabeleceu para ficar aceso no Seu templo.
“Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente” (Êxodo 27:20).
“Meterás, nele, a mesa e porás por ordem as coisas que estão sobre ela; também meterás, nele, o candelabro e acenderás as suas lâmpadas” (Êxodo 40:4).
No hebraico, a palavra aqui na versão da nossa Bíblia traduzida por candelabro é a palavra menorá.
Na história que Deus estabeleceu para o homem a luz sempre foi da mais alta importância, tanto que ela faz parte da criação de Deus, como o seu primeiro ato criativo.
“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz”) Gênesis 1:2 e 3).

A LUZ DEPENDE DA UNÇÃO DO SENHOR:

“1. Tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, 2. e me perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro. 3. Junto a este, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda. 4. Então, perguntei ao anjo que falava comigo: meu senhor, que é isto? 5. Respondeu-me o anjo que falava comigo: Não sabes tu que é isto? Respondi: não, meu senhor. 6. Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. 7. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele colocará a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela! 8. Novamente, me veio a palavra do Senhor, dizendo: 9. As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos desta casa, elas mesmas a acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos é quem me enviou a vós outros. 10. Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel. Aqueles sete olhos são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra” (Zacarias 4:1 a 10).

Na visão que Deus deu a Zacarias temos pelo menos três lições:
1ª) As duas oliveiras se mostravam, uma de cada lado do vaso de azeite, que servia para suprir a menorá de óleo, para que a luz brilhasse continuamente.
Deus estabelece então que a unção Dele é primordial para que realizemos qualquer coisa no Seu reino e nas nossas próprias vidas: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”.
2ª) Zorobabel era um sacerdote, mas um tipo de Cristo, e a explicação que Deus dá à Zacarias sobre a visão fala de que todas as situações têm um pequeno começo e daí se tornam grandes, dependendo do nível de unção que recebemos: “Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel”.
3ª) Precisamos continuamente estar debaixo da luz da menorá de Deus, andando em santidade, pois as sete lâmpadas representam os sete olhos de Deus que percorrem toda a terra e que estão sobre nós para nos iluminar o caminho que deveremos seguir.
Quando saímos dessa luz, quando saímos de debaixo da menorá de Deus, entramos em trevas e não sabemos por onde andar.

IESHUA HAMASHIA: A LUZ QUE DEUS MANDOU PARA NOS ILUMINAR:

Deus sempre esteve ocupado em que andemos na luz.
Desde a criação e através da história de seu povo através dos profetas diz: “Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor” (Isaías 2:5).
“Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” (Daniel 2:22).
Mas Deus sabia que precisava mandar uma luz que se tornasse eterna e que não precisasse de suprimento diário de azeite para se manter acesa, porque nessa Luz estava presente a própria unção Dele.
Então profetas disseram:
“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (Isaías 9:2).
“Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios;...” (Isaías 42:6).
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23).
Deus mandou então Jesus.
“E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mateus 2:2).
Até a natureza manifestou que Ele tinha uma luz própria: “... vimos a sua estrela...”.
Jesus se declarou ser a própria luz: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).

ISEHUA HAMASHIA NOS DISSE QUE SOMOS LUZ:

Precisamos andar na luz, a cada dia.
Fomos transformados à essência Dele, através do novo nascimento.
Este novo nascimento nos fez sair das trevas para a Sua maravilhosa Luz: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;...” (1Pedro 2:9).
Não somente saimos das trevas para a sua marvilhosa luz, mas também fomos chamados para ser luz: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; ...” (Mateus 5:14).
Paulo foi atingido pelo poder do evangelho através de uma luz que se mostrou a todos os que estavam com ele: “Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo” (Atos 22:9).
Assim, deixemos que Ieshua Hamashia, o verdadeiro Chanucá, nos ilumine sempre e nos ensine a resplandecermos a Sua luz onde necessário: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Coríntios 4:6).

Amém!
Ap Bertoni

Nenhum comentário: