AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

As multidões serão consolidadas

Mateus 14:13-21

Andar com Jesus é sinônimo de ter multidão por perto. Seus discípulos nas mais diversas situações, almoços, visita a casas, campos, lugares desertos, se deparavam com a multidão.
Será que eles queriam a multidão por perto ou desejam cuidar dela?
Temos aprendido a sonhar com as multidões, mas gostar de multidão é atitude de quem tem seu carater transformado por Aquele que teve compaixão das multidões.
Você já reparou o que acontece quando temos um evento em que as pessoas se aglomeram e formam uma multidão?
- Shows: “Vou chegar mais cedo, acampar na porta do estátio quatro dias antes pra ver o Justin Bieber. Melhor eu vou pra fila ou acampamento e depois vendo meu lugar. Na hora que os portões são liberados, salve-se quem puder eu quero o melhor lugar, vale empurrar, derrubar, bater ....
- Metro em horário de pico: “ Eu tô cansado, trabalhei o dia interio, eu vou entrar, eu vou sentar!” Mas parece um estouro de uma boiada.
- 25 de Março em época de festas: nem precisa comentar.

Multidão na maioria da vezes não é sinonimo de gente educada, organizada, calma, conveniente.
A Bíblia nos diz em Marcos 2:17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
Era da multidão de pecadores, doentes, escravos que Jesus tinha compaixão.
Cuidar de uma grande multidão era e continua sendo um desafio para nós discípulos do Senhor.
O capítulo 14 de Mateus narra a morte de João Batista, primo de Jesus. Quando Jesus soube do acontecido resolveu se retirar de barco e ir para um local deserto. A Bíblia não descreve o sentimento dele nem de seus discípulos diante da situação, mas podemos imaginar que eles não se sentissem bem, poderiam estar intristessidos, com medo que o mesmo acontecesse com eles e toda essa emoção podia ter gerado um cansaço.
Mas Jesus quando viu a multidão, foi movido por compaixão. Deixou os sentimentos com a morte do primo pra lá, o cansaço, o desejo de estar só e foi servir o Reino de Deus, curando os enfermos.
Negar a si mesmo e se doar ao próximo foi e continua sendo a marca da vida de Jesus.
E seus discípulos, homens como nós, como agiram? O que temos para aprender com eles?
• Acompanharam seu líder

Discípulo não abondana o Senhor, nem seu líder. Está presente nos momentos de alegria e tristeza. Não entra em discussão, está pronto para servir.
• Estavam atentos as circunstâncias
Cinco mil homens, além de mulheres e crianças, que multidão! Os discípulos deviam estar ocupados em organizar, atender, consolar, orar, escutar as histórias particulares. Deixaram de lado o desejo pessoal e serviam como Jesus. A noite já se aproximava eles ficaram preocupados com o que o povo ia comer. O lugar era deserto, como conseguiriam comida, e as crianças já pensou começando a ficar irritada, com fome, chorando ... É melhor dispensar a multidão!

• Colocaram diante do Senhor o que tinham
“Mas nós só temos cinco pães e dois peixes”. Quantos discípulos estavam com Jesus, pode até ser que algum dos 12 não estava presente, não dá para saber. Mesmo que fossem dois pois a Bíblia fala em discípulos, mais Jesus, três homes para cinco pães e dois peixes, a comida já não ia dar. O que você tem precisa ser colocado diante do Senhor. Não importa se é muito ou pouco, se é bom ou ruím. Discipulo precisar colocar diante do Senhor seus bens, seus erros, seus medos, seu coração, sua fé.
Quando agimos assim, como os discipulos de Jesus ficamos expostos a multidão, e coisas grandiosas passam a acontecer e a multidão é consolidada.

• Jesus se manifesta através da nossa vida.
Haverá doação, compaixão e os milagres acontecerão. A todo tempo somos discípulos, passando por momentos de calma ou tempestade, de fartura ou escassez, de alegria ou tristeza. As desculpas, os argumentos para não ir, não fazer, não obedecer, não podem mais fazer parte te nós. Somos exemplo pra multidão perdida. O que aprenderam de nós? Apreenderam o que veem com o nosso testemunho.

• O que temos é transformado em muito
Muitas vezes olhamos o que somos, o que temos e achamos que é muito pouco. Pouco para nós, pouco para nossa família, podemos achar que não dará pra nada. Mas Jesus é capaz de multiplicar tudo o que decidirmos entregar a ele. Se você não se acha capaz entregue, ele te capacitará, te fará uma pessoa sábia. Se você acha que ganha muito pouco, obedeça entregue seu dízimo, sua oferta, sua primícia, ele irá prosperar o trabalho de suas mãos e repreenderá o devorador. Se você acha que sua fé é fraca entregue, peça dom de fé renovado, porção dupla. Se você não se acha capaz de ministrar uma célula, evangelizar, entregue. Moisés era gago e liderou uma multidão debaixo da unção do Senhor.

• As multidões serão atraídas e consolidas.
O início do texto fala que o povo ficando sabendo de Jesus saia da cidade e o seguia a pé para um lugar deserto. A presença de Jesus na igreja, na célula, na sua família, na sua vida atrairá pessoas que multiplicarão e serão uma multidão. Jesus é o responsável pelo milagre, mas o instrumento do milagre é quem decide ser usado por ele. Jesus deu graças, orou a Deus e a multiplicação dos pães e peixes aconteceu e quem servio a multidão foram os discípulos.
Que consolidação tremenda, há compaixão, cura, alimento, pois Jesus é o pão da vida que alimenta corpo e alma. Quem quer ir embora depois disso? A noite pode até se aproximar, mas os que serão ganhos não irão querem mais se afastar de Jesus.
Você está abençoado? Esse texto te faz avançar? Mas eu tenho ainda mais uma pergunta a fazer. E os doze cestos de pães? Por que sobraram 12 cestos?
Jesus realmente era fantástico, continua sendo. Já pensou cada discipulo saindo com um cesto cheio, com o coração curado, nunca mais ia ter medo de faltar comida. Há um cesto cheio pra você, você será saciado e ainda vai sobrar.
Deus te abençoe, te faça um consolidador de excelência e que você possa ver no próximo fruto fiel o resultado do seu trabalho com a unção do Senhor sobre sua vida.

Pra. Rosana Santana - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: