AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A importância do Amor na Visão Celular M12.

Lucas 10:25-37.
Existem várias formas de amor sendo elas;
Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física, no desejo sexual.
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão, o amor que não se leva a sério, (exemplo ficar, pegar a mina ou o cara)
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade, amor entre amigos
Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora o amor por interesse.
Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico (paixão enlouquecedora)
Ágape - amor altruísta (que se preocupa primeiro com o próximo e depois consigo mesmo); é o amor incondicional (que não exige nada em troca); é o amor com que Deus ama a humanidade (Jo 3:16) espiritual
Esse foi amor que moveu o jovem Samaritano a ajudar aquele Judeu que foi roubado e agredido.
Essa noite vamos ver o como é importante o amor ágape para em nosso chamado de ganhar vidas e fazer discípulos.
O maior mandamento.
Jesus ensinou aquele doutor da lei o que verdadeiramente significa amor ao próximo.
Sem dúvida aquele homem, estudado, mestre da lei judaica sabia o que necessitava para herdar a vida eterna, pois quando questionou Jesus com essa pergunta, Jesus respondeu com outra pergunta a qual ele respondeu corretamente (v 27 e 28).
Então o que faltava àquele homem, já que ele conhecia a lei, e o que era necessário para herdar a vida eterna?
Sem dúvida o faltava àquele homem era viver esse amor ao próximo.
Esse problema, muitas vezes encontramos em igrejas evangélicas, pessoas que conhecem a Bíblia de cabo a rabo, todos os mandamentos e todos os feitos de Jesus, e todos os ensinamentos dos Apóstolos, mas não o vivem verdadeiramente, e apenas se vestem de cristãos de salvos, de doutores da lei, e não vivem aquilo que eles aprenderam, fazendo apenas o que querem, o que lhes dá prazer ou o que tem vontade, se esquecendo do verdadeiro amor ágape com o próximo. E muitas vezes somos envergonhados por atitudes de pessoas que julgamos não serem de Deus ou que não são salvas, pecadoras, ímpias, etc, mas que amam ao seu próximo com atitudes.
Quem é o meu próximo?
Quem é o seu próximo?
O Senhor Jesus ensina mais uma vez através de uma parábola, mostrando que o nosso próximo é sim aquele que está próximo de nós e que tem necessidades, não importando quem ele seja, ou o que ele tem, ou o que ele não tem. Não importando o time de futebol que torce, que roupa está vestindo, e nem a sua religião. Também não importa se é rico ou pobre, bonito ou feio, gordo ou magro, se é heterossexual ou homossexual. É o usuário de drogas, o bêbado a prostituta, é o seu professor, o seu amigo, seu vizinho, seu parente. O nosso próximo é aquele que está do nosso lado. O nosso próximo é aquele que está longe, o nosso próximo é aquele que precisa de salvação, que só existe através do Senhor Jesus.
O homem que foram vitima de um roubo nessa parábola simboliza o nosso próximo, que muitas vezes sofre não um roubo físico apenas, mas um roubo espiritual, que está preso não só em uma cadeia de visível, mas em uma cadeia espiritual.
Pessoas presas no vicio das drogas, do álcool, da prostituição. Pessoas presas no engano, na mentira do diabo que sofrem por acreditar nessa mentira e não conseguir ou não ter acesso a verdade que é Jesus Cristo.
Pessoas que durante a estrada da vida tem todo seu patrimônio, familia, dignidade roubadas, sonhos destruídos e encontra-se morto por causa de pecados cometido.
É isso que essa vitima representa, e com certeza a medida que eu vou falando você vai se lembrando de pessoas de seu circulo de relacionamentos que se encontram desse forma.
O Sacerdote e o Levita.
Eles passavam pelo mesmo local onde aquela vitima se encontrava e não fizeram nada. Não tiveram compaixão, não tiveram amor por aquele homem que necessitava de socorro.
O Sacerdote e o Levita, eram as pessoas de quem se esperava essa atitude de amor. Eles simbolizam as pessoas que frequentam igrejas evangélicas, pessoas que se esperam uma atitude de socorro no momento da necessidade, mas que muitas vezes encontramos julgamento e condenação. E porque não veste a mesma roupa que eu visto ou não está vestido da forma que deveria de estar, porque não tem o cabelo cumprido, porque não curte rock ou não curte rap, ou porque não torce para o mesmo time que o meu, não quero nem saber, e assim como o Sacerdote e o Levita atravessamos a rua, fazemos que não conhecemos e vamos embora.
O Samaritano
Essa era a pessoa que menos se esperava uma atitude de amor. Pois Judeus e Samaritanos viviam brigando justamente por questões religiosas e culturais (seria hoje em dia os árabes).
Esse Samaritano teve compaixão e amor por aquele homem e o socorreu.
Ao vermos um necessitado precisamos ter a mesma atitude desse Samaritano e evangelizar, ganhar a sua vida para Jesus, consolida-lo na fé, discipula-lo e enviá-lo para que vá e faça o mesmo.
Ganhar
V 34 a - "Aproximou-se e enfaixou-lhe as feridas...," Quando evangelizamos uma pessoa, e essa pessoa aceita Jesus como seu Senhor e Salvador, estamos cobrindo as feridas da alma dessa pessoa, que foram abertas em decorrência de uma vida de pecado, com o amor de Deus que está em nossa vida - Pv 10-12.O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados. E você irá amar essa pessoas não importando o pecado que tenha cometido.
Consolidar
V 34 b - "...derramando nelas (nas feridas enfaixadas) vinho e óleo." Óleo fala de unção e vinho fala de alegria. A consolidação é exatamente isso, através da sua vida Deus derramará Alegria (vinho) e Unção (óleo) nessa ordem, para curar e libertar, isso acontecerá a partir do pré encontro, no encontro com Deus, finalizando com o Pós encontro. Pronto e aqui finaliza-se os primeiros socorros.
Consolidadada essa vida terá condições de seguir viajem com com você até o próximo ponto de parada para continuar o tratamento de Deus na vida dela.
Discipulado
V 34 c - "...Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou- para uma hospedaria e cuidou dele." - Ual O discipulado é faze que demanda mais tempo. Depois de socorrido e finalizado os primeiros socorros a vitima (do inferno) precisa receber cuidados especificos que irão lhe ajudar no seu processo de cura e libertação.
Essa é a fase em que essa pessoa vai se tornar se discipulo, pois começará a andar com você, (colocou-o sobre o seu próprio animal) e buscar em você aquilo que Deus tem para vida dele. É nesse ponto que as feridas serão limpas e todas as impurezas sairão da vida dele.
Pecado de estimação, tratamento de caráter, enganos e etc sairão da vida dele, pois agora estará sendo treinado por você e na Escola de líderes a ser um líder de excelência assim como você é. Esse processo é mais longo, mas vai depender o quando você esta disposto a se doar para que o tratamento se breve, ou dure o tempo necessário.
Nessa fase é necessário pagar o preço, pois todo líder excelente paga um preço alto (v 35 "No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver.)
Enviar
Depois desse processo e já ciente de seu chamado é hora do discipulo ser enviado para ir e fazer o mesmo. ( V 36 qual destes tres você acha que foi o próximo do homem que cau nas mãos dos assaltante? V 37 Aquele que teve misericória dele, respondeu o perito na lei. Jesus disse: Vá e faça o memso.)

Agora lhe pergunto; Quem é o próximo da pessoa que é vitima do diabo?
Agora vá e faça o mesmo!

Pr. Kleber Jacinto – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: