AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 25 de março de 2011

Movidos por Compaixão

Colossenses 3:12 – “Portanto, como povo escolhido de Deus santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”

Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão é frequentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios.

Precisamos ser movidos pela compaixão, esse sentimento deve fazer parte da vida de um cristão.

Jesus é o maior exemplo de um líder que teve compaixão.

Jesus era movido pela compaixão. E nos evangelhos o vemos agindo por compreender o sofrimento das pessoas e porque tinha o desejo de alivia-lo.

Mateus 9:35-36 “Jesus ia passando por todas as cidades e povoados ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino de curando todas enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.”

A compaixão que havia em Jesus não era somente um sentimento, ou apenas o desejo de aliviar o sofrimento de alguém. Esse sentimento era traduzido em ação através do ensino das boas novas, milagres, curas, libertação e salvação.

Ensino das Boas Novas

Marcos 6:34 “Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.”

Milagres na multiplicação dos pães

Marcos 8:1-10 “Naqueles dias, outra vez reuniu-se uma grande multidão. Visto que não tinham nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes: Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Se eu os mandar para casa com fome, vão desfalecer no caminho, porque alguns deles vieram de longe. Os seus discípulos responderam: Onde, neste lugar deserto, poderia alguém conseguir pão suficiente para alimentá-los? Quantos pães vocês têm?, perguntou Jesus. Sete, responderam eles. Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem à multidão; e eles o fizeram. Tinham também alguns peixes pequenos; ele deu graças igualmente por eles e disse aos discípulos que os distribuíssem. O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. Cerca de quatro mil homens estavam presentes. E, tendo-os despedido, entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.”

Cura

Mateus 20:29-34 “Ao saírem de Jericó, uma grande multidão seguiu Jesus. Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!" A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!" Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: "O que vocês querem que eu lhes faça?" Responderam eles: "Senhor, queremos que se abram os nossos olhos". Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.”



Libertação

Marcos 9:20-27 “Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim?" "Desde a infância", respondeu ele. "Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." "Se podes?", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele". O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, ao ponto de muitos dizerem: "Ele morreu". Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé.”

Salvação

Filipenses 2:1-8 “Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!”

É necessário que em nós haja o mesmo sentimento e atitude de compaixão.

Compaixão não é apenas se penalizar por aquilo que está passando e dizer apenas que vai orar.

Não é apenas ficar com dó de uma pessoa que passa por um momento dificil de fome, ou frio e dar um alimento e roupa (caridade)

Compaixão é você compreender o sofrimento de uma pessoa e sentir aquela dor e trabalhar para tirá-la daquele sofrimento. Ensinando que Deus a ama e que enviou Jesus Cristo para que ela pare de sofrer, e que seu sangue foi derramado para que sejamos salvos, e tenhamos nossos pecados perdoados.

Ensiná-la a ter uma atitude diferente da que está tendo até aquele dia (mudança de mentalidade, transformação) para que ela experimente qual é a boa, agradável e perveita vontade de Deus para vida dela.

Proclamar libertação aos que estão cativos e cura aos enfermos. Isso é ter compaixão, não se esquecendo das boas obras, do altruísmo.

A compaixão traz vidas para Deus

A compaixão faz com que as vidas sejam consolidadas

Através da compaixão discipulamos

E enviamos discípulos, curados, libertos e com compaixão

A compaixão atrai a multidão.

Resumindo - A compaixão é a ferramenta de resgate e consolidação, seremos numerosos se em nosso coração tiver paixão pelas multidões.

Pr. Kleber Jacinto – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: