AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 18 de março de 2010

Libertos do espírito de ártemis

Efésios 5

Para estudarmos esse capítulo precisamos conhecer um pouco da cidade de Éfeso.

Éfeso cidade situada na Ásia Menor, onde hoje é a Turquia, e era o centro comercial, religioso e político da Ásia Ocidental e foi fundada por Gregos de Atenas. Foi o berço da filosofia nos séculos VII e VI a.C, juntamente com a cidade de Mileto (também alcançada pelo evangelho de Cristo).

Éfeso era uma cidade rica e encontrava-se nela diversas iniciativas culturais, como por exemplo escolas filosóficas, escola de magos e diversas manifestações religiosas egípcias, gregas, romanas e judaicas.

A mais significativa em torno de Ártemis; a deusa do meio ambiente conhecida como Diana pelos romanos, a deusa da fertilidade.

Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. Os apóstolos Paulo e João pregaram na cidade. A igreja que havia em Éfeso no fim do primeiro século de nossa era foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, ao lado de Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laodicéia.

No livro de Atos 18:19-28 Lucas (autor desse livro) nos descreve a chegada de Paulo a Éfeso, acompanhado de Áquila e sua esposa Priscila que são designados para ficarem ali, enquanto Paulo segue sua viagem. Quando eles chegaram em Éfeso conheceram Apolo, um jovem que pregava sobre Jesus e o batismo de arrependimento e encontra também alguns discípulos (At 19), mas estes não conheciam o Espirito Santo e não eram batizados no Espirito. Então Paulo os ensina e impondo as mãos os batiza com o Espirito Santo. Posteriormente Apolo é discipulado por Áquila e Priscila e segue pregando o evangelho em Éfeso onde muitas conversões acontecem.

O capítulo 5 da carta aos efésios é uma continuação do capítulo 4 que no capitulo 30 escreve que não devemos entristecer o Espirito Santo.

V-1 e 2 Ser imitador de Deus como um filho amado e viver em amor como também Cristo nos amou e se entregou por nós

Podemos entender esse versículo olhando a relação pai e filho. O filho vê o pai como seu herói e tudo o que o pai faz é bonito aos olhos dos filhos, e naturalmente o filho vai imitar as atitudes do pai, sejam elas boas ou ruins.

Deus é Pai, e precisamos imitá-lo, pois Ele é Santo (separado do pecado) e Sua Santidade que é a medida da perfeição.

Devemos nos separar, nos afastar do pecado cada vez mais e viver como Cristo viveu entre nós, em amor, e por causa desse amor Ele se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável à Deus, para que receber o perdão dos pecados e para ter acesso à Sua Santidade .

Imitar a Deus como um filho amado e viver como Cristo viveu, é santificar-se diariamente (se afastar do pecado diariamente) e isso é oferta e sacrifício de aroma agradável, pois não tem o fedor do pecado em nós.

Do versículo 3 a 5 o Apóstolo Paulo nos ensina quais são os pecados que devemos nos afastar, que são imoralidade sexual, impureza e cobiça, obscenidade, conversas tolas, gracejos imorais, ganância e idolatria. Finaliza o versículo 5 dizendo que quem pratica essas coisas não herdará o Reino de Deus.

Voltando um pouco na história de Éfeso entendemos o que o Ap. Paulo está querendo ensinar seus discípulos, pois aquela uma sociedade muito rica em diversos aspectos, e uma cidade muito importante, isso trazia a autosuficiência e a ganância, a cobiça, a imoralidade, etc.

E hoje em dia se olharmos para a nossa sociedade, para a nossa cidade, para o nosso bairro, vamos ver as mesmas coisas que os santos de Éfeso, do tempo de Paulo, já enfrentavam. Imoralidade sexual, impureza e cobiça, obscenidade, conversas tolas, gracejos imorais, ganância e idolatria (carnaval, big brother, novelas, prostituição em casas noturnas ou nas ruas, etc)

Temos que tomar cuidado a quem estamos dando ouvidos, pois muitas palavras tolas, podem no enganar, um espírito de humanismo ronda a nossa sociedade e a nossa mente, e o seu próprio bem estar, a sua vontade, o seus desejos, segundo esse espírito que profere essas tolices devem estar em primeiro lugar, antes mesmo do que da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2).

Devemos vigiar para que essas setas malignas não nos acerte e não contamine a nossa mente, não estrague a oferta à Deus (v 6-7). Se tivermos dúvidas de algo, um ensino, ou uma opinião, devemos expo-las à Luz, qual seja a Luz de Cristo, apresentá-las ao Senhor, pois trevas e Luz não combinam e onde há Luz, as trevas não prevalecem, e onde há Luz o seu fruto se manifesta que são bondade, justiça e verdade (v 8-13).

V.14 Se você está dormindo (espiritual), não acordou para as coisas que o mundo está fazendo com você, é hora de despertar, para Cristo resplandeça sobre ti.

Como já foi dito o Ap. Paulo estava ensinando aos efésios a terem um relacionamento com o Espirito Santo e nos versículos 18 a 20 aprendemos como podemos nos aprofundar nesse relacionamento.

Para nos encher do Espírito Santo devemos cantar e louvar e adorar a Deus o tempo todo e ser gratos à Deus, sempre por todas as coisas, boas ou ruins, em nome de Jesus.
O vinho embriaga e leva à libertinagem, mas o Espírito Santo nos leva a imitar o Senhor.

Esse capítulo 5 da carta aos efésios, nos traz também o ensino de como deve ser o lar cristão [v 22 a 33]
Naquela época em Éfeso a deusa mais popular, ou mais conhecida eras Diana [na mitologia romana] ou Ártemis [na mitologia grega], era a deusa da lua e da caça, filha de Júpiter e de Latona, e irmã gêmea de Apolo, obteve do pai permissão para não se casar. Júpiter [o pai de Diana] forneceu-lhe um séquito [conjunto de pessoas que acompanham outra por obrigação ou por cortesia] de 80 ninfas [espíritos, geralmente alados, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas e estão associadas a deuses e deusas maiores.] que, como ela, renunciaram ao casamento. No centro de Éfeso, havia um enorme templo dedicado à Diana com centenas de sacerdotisas virgens, as quais praticavam a abstinência sexual e artes mágicas, acreditando na superioridade feminina.

Em nome de Jesus que esse espírito de Artemis/Diana deixe nossas casas, [mulheres dizendo] a minha vida me tornando submissa ao meu esposo, que é o cabeça da minha casa, o sacerdote do lar, e que eu possa me sujeitar ao meu marido, assim como a igreja está sujeita a Cristo.
[marido dizendo] Em nome de Jesus.....da minha vida, pois eu quero ser o cabeça do lar, o sacerdote que minha esposa precisa, que eu ame minha esposa cada vez mais, assim como Cristo amou a igreja, Espírito Santo me de sabedoria e unção para que eu possa santificá-la e lavá-la com água mediante a palavra de Deus, e apresentá-la à Deus sem rugas ou máculas, mas santa e inculpável.
[ambos] Que nós sejamos a família que o Senhor quer que sejamos, um só corpo amando-nos mutuamente e nos respeitando mutuamente. Em nome de Jesus. Amém.

Conclusão.
Precisamos cada vez mais ser cheios do Espírito Santo, nosso Consolador, nosso Conselheiro, através de um relacionamento íntimo, para que sejamos imitadores de Deus e vivamos em amor assim como Cristo amou e se entregou por nós. Para que em tudo que fizermos façamos como oferta e sacrifício à Deus, SANTO E DE AROMA AGRADÁVEL À ELE

Deus os abençoe.
Pr. Kleber Jacinto (pastor Rede de Jovens) Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: